Uma audiência foi realizada dia 7 deste mês para debater a questão (Foto: Arquivo Infonet) |
O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar em face do município de Aracaju e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Município de Aracaju (Sacema) para evitar um possível surto epidêmico da dengue na grande Aracaju.
Durante audiência realizada no dia 7 de fevereiro, a coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Thaíse Cavalcante, informou que na primeira quinzena de janeiro deste ano, foi divulgado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) sendo que Aracaju apresentou um índice de 2,4, o que é considerado de risco ou alerta. Ela informou ainda que dois bairros da capital estão com índices acima do recomendado: o Cidade Nova com 5,2 e o Santa Maria com 4,2.
Na ação, a promotora Euza Missano solicitou que o município realize a contratação de mais agentes de endemias e que o Sacema possa encerrar a greve iniciada dia 14 de janeiro. “O município apresentou a gravidade da situação e do Liraa, e inclusive, a preocupação da época da proliferação do mosquito e o risco de uma nova epidemia. Aracaju está como risco médio e só tem 70 agentes em campo, quando deveria ter mais de 200”, diz.
A equipe de reportagem do Portal Infonet entrou contato com a coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Thaíse Cavalcante. Ela informou que não tomou conhecimento da ação, mas garantiu que desde o início do ano, os agentes da SMS estão trabalhando no prorama da dengue. Cerca de 35 agentes da brigada da dengue juntamente com os agentes que não estão em greve estão atuando nos bairros que apresentaram índice acima de 3,0.
Sacema
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Agentes de Combate a Endemias, Roberto Messias, que informou que está aguardando um posicionamento da justiça quanto à ação do MPE para que possa ajuizar o setor jurídico do sindicato. Ele informou ainda que na próxima quinta-feira, 20, a partir das 7h30, os agentes farão um ato em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju.
A matéria foi alterada às 17:02 para acréscimo de informações da coordenadora da dengue
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B