Procedimentos de otorrinolaringologia devem ser garantidos pelo Município (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria dos Direitos à Saúde, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) para que o Município de Aracaju regularize oferta de consultas e procedimentos de otorrinolaringologia. A promotora Euza Missano pede que seja fixado um máximo de 30 dias para que as consultas sejam disponibilizadas.
Entre os procedimentos inclusos no termo, destacam-se o teste para labirintite, a microcirurgia de laringe e a videolaringoscopia. O documento salienta que o Sistema único de Saúde (SUS) deve garantir toda a assistência pertinente aos públicos infantil, adolescente e adulto.
Segundo a ACP, as irregularidades no atendimento do SUS se devem ao vencimento dos contratos com clínicas prestadoras. Sem a renovação e manutenção dos contratos, o estado de saúde de alguns pacientes tem se agravado por conta da não realização de exames e procedimentos cirúrgicos. O documento cita casos em que usuários do SUS faleceram em virtude de problemas crônicos, como câncer na laringe.
A ACP prevê que em caso de descumprimento, seja aplica uma multa diária ao município de R$ 5 mil.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B