MPE: audiência aponta desassistência a saúde dos presos

Saúde de detentos é discutida no Ministério Publico (Foto: Portal Infonet)

Em audiência realizada na manhã dessa terça-feira, 25, no Ministério Publico Estadual, o promotores de justiça Nilzir Soares Vieira Júnior, Lúis Cláudio Almeida Santos e Verônica de Oliveira Lazar Amado e órgãos responsáveis pela saúde carcerária dos presídios sergipanos debateram a atual situação no atendimento dos detentos nas unidades prisionais, e se o direito à saúde desses presos estão sendo cumpridos.

Para o promotor de justiça das execuções criminais, Lúis Cláudio, a audiência foi importante para atualizar a situação da assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade e traçar um planejamento para que a política seja realmente efetivada. Para ele é importante que exista uma fiscalização in loco para verificar se o que foi compactuado em outras audiências está sendo realmente cumpridos.

OAB aponta desassistência

Já a advogada e representante da coordenadoria de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil/ Secção Sergipe (OBA-SE), Maria Aparecida, afirma que a população carcerária vive em total desassistência com relação à saúde, principalmente na assistência psiquiátrica. “O quantitativo de psiquiatras é insuficiente, e isso é ponto de partida para ocasionar a piora do preso. É necessário que alguém tome uma providência para que a situação degradante dos presos seja sanada. Eles precisam de um mínimo de dignidade”, salientou.

SES

O diretor de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde, João dos Santos, informou que a secretaria tem enfrentado dificuldades na contratação de médicos psiquiatras, pois não existe uma grande oferta desses profissionais, mas que o Estado tem buscado solucionar essa situação e garantir ao preso seu direito à saúde.

Fiscalização

Ao final da audiência ficou definido uma fiscalização da assistência que está sendo oferecida para os detentos no interior dos presídios, que seja cumprido o termo de ajustamento de conduta entre às partes envolvidas, e que um novo relatório será apresentando mostrado toda situação dos presídios em uma nova audiência que será realizada no dia 19 de outubro desse ano.

Por Adriana Meneses

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais