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Audiência aconteceu no MPE (Fotos: Portal Infonet) |
Preocupado com o uso de agrotóxico nos alimentos, o Ministério Público Estadual (MPE) convocou nesta terça-feira, 13, uma reunião com as redes de supermercados Extra, Cencosud, Atacadão, Wallmart e Macro para discutir a situação.
O Programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (Rama), implantando em Sergipe pela Associação Sergipana de Supermercados, funciona somente nas redes Extra e Cencosud. O Rama consiste em acompanhar os produtos em todas as suas etapas e identificá-los através de uma etiqueta única com um código de rastreamento podendo ser consultado pelo consumidor através do aplicativo [QR Code], no qual se tem toda a cadeia por onde o produto passou e os testes que foram feitos nele para saber os índices de agrotóxicos.
De acordo com a promotora do consumidor, Euza Missano, tal monitoramento é fundamental para a segurança dos consumidores. “A preocupação do MP é com a segurança e a saúde dos consumidores do estado. A Vigilância do Estado vem chamando atenção para a verificação de agrotóxico nesses produtos, que são venenos e acumulativos no organismo, e não saem nem mesmo com o cozimento do alimento. E às vezes a pessoa não sabe porque tem câncer ou uma patologia grave, mas vem consumindo venenos em doses homeopáticas”, garante.
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Consumidor pode obter mais informações do produto que está levando para casa |
Das três redes que ainda não aderiram ao RAMA [Atacadão, Macro e Wallmart], apenas o representante do Macro, Rodrigo Alvares, optou por conversar com o Portal. Os demais informaram que somente a assessoria de comunicação poderia se pronunciar sobre o assunto.
Segundo o advogado Rodrigo Alvares, até o momento o supermercado optou por utilizar outro tipo de monitoramento. “O Para, que é o programa da Anvisa de monitoramento e fiscalização, é obrigatório a nível nacional. O Macro é signatário e esse programa é fiscalizado pela ANVISA. Nós já temos ações internas de monitoramento e rastreamento, no entanto, não aderimos ainda ao RAMA, porque não é obrigatório a adesão à esse programa”, diz.
Durante a audiência, foi acordado entre as três redes, que no prazo de 10 dias úteis, será apresentado a Vigilância Sanitária do Estado as informações sobre a existência ou não de programa de monitoramento e rastreamento de hortifrutigranjeiros, bem como o prazo para sua implementação.
Adesão
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Cleberton Santos [à esquerda] diz que o RAMA é importante para que o consumidor saiba mais do produto |
O gerente administrativo financeiro do supermercado Extra, Cleberton Santos Silva, destacou a importância do RAMA. “É importante para que o consumidor saiba quem é o produtor e o fornecedor daquele produto. Já implantamos esse rastreamento na loja para que o consumidor se sinta mais seguro e tenha todas as informações verídicas daquele produto”, afirma.
Durante a audiência, os representantes do grupo Cencosud informaram que a empresa já implantou o rastreamento e monitoramento de alimentos pertinente a rastreabilidade, sendo que atualmente apenas uma loja possui a indicação em gôndolas. O representando disse ainda que no prazo de 60 dias, promoverá a adequação em todas as lojas da rede.
Continuamos à disposição dos supermercados pelo 2106-8000 ou pelo jornalismo@infonet.com.br.
Por Aisla Vasconcelos