(Foto: Arquivo Infonet) |
Uma audiência no Ministério Público Estadual (MPE) realizada nesta quarta-feira, dia 18, discutiu sobre o fluxo de assistência para os pacientes renais crônicos.
Uma liminar favorável a uma Ação Civil Pública impetrada pela Promotoria da Saúde do MPE em 2010 obrigou a PMA a garantir atendimento aos doentes renais crônicos diretamente ou através de clínicas habilitadas compatível com a demanda existente, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil reais.
Aberta a audiência foi informado pelo Município de Aracaju que através de tratativas mantidas com os prestadores contratados para o serviço de terapia renal substitutiva e o Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse), foi criado desde o dia 02 de abril de 2012 o serviço de Disque-Diálise, através de linha telefônica específica através do número (79) 3179-1013, que deverá funcionar com dedicação exclusiva para a regulação dos pacientes renais crônicos.
Ainda segundo informou o representante do município, o serviço predito diariamente será abastecido com informações dos serviços municipais existentes de hemodiálise, que disponibilizará o número de vagas existentes. Nos casos dos pacientes que já vem sendo assistidos por clínicas privadas ou profissionais para início do tratamento de terapia renal substitutiva também deverá ser regulado pelo Município, no entanto, o usuário terá a escolha de informar o serviço de terapia renal substitutiva onde deseja ser atendido.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B