MPE quer que hospitais contratem fisioterapeutas

Audiência debate falta de fisioterapeutas (Foto: Portal Infonet)

A promotora de justiça Euza Missano, da Promotoria dos Direitos de Defesa do Consumidor, realizou mais uma audiência pública para tratar da deficiência no número de fisioterapeutas para prestação de atendimento aos pacientes internados na rede de hospitais privados. A promotora classifica como necessária a contratação de fisioterapeutas, inclusos na equipe multidisciplinar, critica a terceirização dos serviços e entende que a rede privada está desrespeitando resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na reunião, os representantes dos hospitais São Lucas e Renascença observaram que a rede não teria condições de arcar com este ônus. No entendimento deles, estes custos seriam de responsabilidade das operadoras dos planos de saúde. “Tudo tem custo e nossos custos atuais não estão orçados com isso”, destacou Thiago Smith, representante do Hospital São Lucas.

Aquela unidade de saúde opera com dois fisioterapeutas quando, pelos critérios da legislação, que estabelece um para cada dez leitos, o hospital necessitaria de pelo menos quatro profissionais na escala. “Temos disposição de fazer cumprir a legislação. Que as operadoras nos ajudem a cobrir estes custos”, considerou Thiado Smith.

A superintendente da União dos Auto-gestores de saúde (Unidas), Cristiane Furtado, informou que as operadoras repassam os recursos de acordo com os serviços prestados, conforme contidos na prescrição em prontuário. “Eles [os representantes dos hospitais] informam dificuldades e nós pedimos para que eles fizessem este levantamento identificando o plano que não está cobrindo estes custos”, informou a superintendente, que representa 22 operadoras de planos de saúde.

A reclamação da falta de fisioterapeutas nos hospitais privadas foi feita pelo Sindicato dos Fisioterapeutas, que não estava presente à audiência. Para dar continuidade aos debates na tentativa de encontrar uma solução consensuada, foi marcada nova audiência, que acontecerá no dia 20 de junho deste ano. Representante do sindicato deverá estar presente.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais