(Fotos: Portal Infonet) |
A Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas localizada na região do Mosqueiro será demolida para dar lugar a uma nova unidade. A informação foi passada nesta quarta-feira, dia 5, em audiência realizada no Ministério Público Estadual (MPE). Na oportunidade, também foram discutidas ações para melhorar os problemas de assistência à saúde diagnosticados na Zona de Expansão, por meio de um censo social realizado pelo MPE.
Dentre as carências diagnosticadas, estava o quantitativo insuficiente de marcação de fichas nas unidades básicas de saúde, além da falta de médicos pediatras para atender a demanda da população nas unidades.
De acordo com o promotor da área da saúde, Fábio Viegas, na audiência foi solicitada à implantação de um posto 24 horas para a região. “A unidade de saúde Niceu Dantas será totalmente construída, a sede atual vai ser demolida para dar lugar a uma nova, que contemple a rede 24 horas para que a população não precise se deslocar numa madrugada até a unidade mais próxima que fica no Fernando Franco”, explica.
Diretor da Atenção prímária da SMS, Geison Valença |
Uma outra questão debatida foi o número de fichas concedidas à população. “Um número restrito a cinco pessoas por dia. O número é insuficiente e nós queremos mais uma vez cobrar, para garantir que as pessoas tenham acesso de qualidade na questão da saúde da zona de expansão”, diz o promotor.
Segundo o diretor de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Geison Valença, o projeto para a construção da nova unidade já está em fase de elaboração. “Esse projeto já está disparado. Firmamos um convênio com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que está em fase final para que possa ser lançada a licitação. Acredito que nos próximos dias teremos novidades", diz.
Quanto à alocação da população em uma outra unidade de saúde, o diretor garante que a comunidade não sofrerá prejuízo. “Toda a previsão vai ser feita. Já estamos fazendo estudos na própria localidade para alugar algum local ou desviar o atendimento para uma unidade de saúde mais próxima. Não teremos problemas quanto a isso”, afirma.
Sobre a implantação de mais pediatras paras as unidades de saúde básicas, Geison Valença, diz que a secretaria já está procurando a melhor alternativa para suprir essa necessidade. "Nós sabemos que é um profissional difícil no mercado, mas mesmo assim estamos procurando. Vamos verificar a possiilidade de trazer alguma contratação emergencial de pediatra para que a gente possa dar uma vasão pra população naquela região", diz.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B