Mulher desmaia na porta de Posto de Saúde

Paciente recebe ajuda da população para ser assistida (Fotos: Portal Infonet)

Uma mulher se sentiu mal e desmaiou na porta do Posto de Saúde Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, na manhã desta terça-feira, 27, em Aracaju. De acordo com outros pacientes que aguardavam na fila para atendimento, houve descaso dos profissionais da unidade e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que teria se recusado a prestar o atendimento solicitado pela comunidade.

O episódio foi registrado antes das 7h. A paciente, de identidade preservada, teria chegado ao posto de saúde por volta das 6h e começou a passar mal. Momentos mais tarde, a paciente caiu e perdeu os sentidos na calçada do posto. “O pessoal [funcionários do posto que estava chegando] passou por longe e nem deu atenção, deixou ela lá jogada”, conta Iraildes Teles de Menezes, 38.

“O posto estava abrindo e a gente chamou o Samu, mas o pessoal disse que não ia atender porque estava ocupado”, revela a dona de casa Márcia Maria Figueiredo, 56, uma das pacientes que ajudou a transportar a mulher desmaiada para dentro da unidade. “Ia passando o carro da reportagem e o jornalista ajudou a trazer ela aqui pra dentro do posto”, diz Márcia.

Márcia: o Samu disse que estava ocupado

Iraildes e Fabrícia: falta de assistência é constante

A dona de casa Fabrícia Figueiredo, 31, diz que o descaso com a saúde naquela comunidade é uma constante. “A gente tem que chegar aqui cinco horas da manhã pra ver se consegue uma ficha”, diz. “Aqui não tem agente de saúde e a população fica sempre atendimento”, observou.

A diretora da unidade, Bartira Fraga, nega a falta de atendimento à paciente. Ela disse que todos os procedimentos foram realizados para garantir a prestação do serviço na unidade. “Ela [a paciente] chegou aqui às 6h10 sem tomar café e passou mal”, revelou. “Não houve descaso, inclusive estamos fazendo todos os procedimentos”, observou.

Samu

O SAMU se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

"A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) esclarece que, devido ao grande número de ocorrências atendidas pelo serviço  hoje, 27, no período entre às 6h e 7h30,  no
momento da abertura do chamado da paciente que se encontrava em Unidade Básica de Saúde (UBS)  do conjunto Lamarão (que na hora da ocorrência se encontrava fechada), todas as viaturas estavam em atendimento.

Por se tratar de um quadro clínico de menor complexidade, o médico regulador sugeriu à pessoa solicitante que aguardasse por uma viatura do serviço. Após a realização dos atendimentos e de forma rápida, uma equipe de uma Unidade de Suporte Básico (USB) foi deslocada até o local. Mas, ao chegar lá  a paciente já apresentava melhora do quadro clínico, onde ficou constatado que não haveria mais a necessidade de remoção.

A superintendência do Samu 192 Sergipe reforça que prioriza a assistência qualificada ao paciente com eficácia no tempo/resposta. O serviço dispõe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância".

Por Cássia Santana

A matéria foi alterada às 17h06 para acréscimo de nota enviada pelo Samu.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais