Municípios já podem consultar resultado dos indicadores de saúde

(Foto: Flávia Pacheco/SES)

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa aos gestores dos 75 municípios que os resultados, dos 22 indicadores, referente ao primeiro quadrimestre deste ano, encontram-se consolidadas e disponíveis na página www.saude.se.gov.br, clicando no banner CIDES. “As informações servem para elaboração de relatório de prestação de contas”, disse a gerente do centro, Eliane Nascimento.

Ela explicou que conforme preconiza a legislação, Lei Complementar 141, de 2012, os entes federados devem, a cada quadrimestre, fazer a sua prestação de contas contemplando os indicadores de saúde da pactuação, as metas estabelecidas e as ações que foram executadas. “Tanto o Estado quanto os municípios devem fazer a sua prestação de contas e entregá-las aos conselhos estadual e locais, bem como nas casas legislativas”, informou.
Salientou que as metas são pactuadas para o ano e ressaltou que alguns indicadores avançam mais, enquanto outros exigem um pouco mais de tempo para o resultado aparecer. Dentre os indicadores estão morte materna, mortalidade infantil, mortes prematuras, citopatológico, parto normal, gravidez na adolescência, doenças crônicas, entre outros.
Na avaliação de Eliane Nascimento, os resultados dos indicadores, metas e ações, mais que para prestação de contas devem servir para o monitoramento e avaliação pelos gestores. “Eles devem reunir suas equipes, analisar se estão indo bem no que programaram, onde estão as maiores dificuldades, para não chegarem ao final do ano com problemas, quando não se tem mais o que fazer”, disse.
Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais