
A campanha de atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes nos 75 municípios de Sergipe inicia nesta segunda-feira, 6. A campanha vai até o dia 31 de outubro e durante este período as UBSs receberão e disponibilizarão doses de vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, a fim de resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação.
A meningite é uma doença grave e se caracteriza por uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Em alguns episódios menos frequentes, ela também é desenvolvida por processos inflamatórios. Cada caso requer um tratamento específico.
A forma de transmissão mais comum, quando se trata da meningite bacteriana ou viral, é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Esta síndrome apresenta sintomas graves como febre alta, dor de cabeça intensa e rigidez na nuca, mas a boa notícia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de vacinas para prevenir as principais causas de meningite bacteriana. Outra forma de prevenção disponível no SUS é a quimioprofilaxia, mas esta só é indicada para pessoas próximas de um caso confirmado de meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C (conjugada), pneumocócica 10-valente (conjugada), pentavalente e meningocócica ACWY (conjugada) estão disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização, sendo a principal forma de controle da doença.
Em Sergipe, até julho de 2025, a cobertura vacinal de crianças menores de um ano ultrapassou 80% para as vacinas meningocócica C, pentavalente e pneumocócica 10-valente. A meta é alcançar 95% do público infantil. Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão ofertando as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, tanto para quem ainda não iniciou o esquema vacinal quanto para quem precisa completá-lo.
*Com informações da SES