Mutirão da Catarata atende 400 pessoas em Propriá

2º Mutirão de Catarata no Hospital Regional São Vicente de Paula (Foto: SES)

Teve início da manhã desta quinta-feira, 29, o 2º Mutirão de Catarata no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá. A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em parceria com o Ministério da Saúde e Prefeitura de Propriá, vai até o próximo sábado, 31, e pretende atender mais de 400 portadores da doença que residem na região do Baixo São Francisco.

A ação, que conta com a participação do Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), mobiliza uma equipe de 50 profissionais de saúde entre médicos oftalmologistas, cirurgiões, enfermeiros, anestesistas, auxiliares de enfermagem. No primeiro dia de mutirão, os pacientes passaram pelo processo de dilatação de pupila, verificação de pressão ocular, pressão arterial, glicemia e foram encaminhados ao Centro Cirúrgico para a realização do procedimento.

"Nossa expectativa é que sejam realizados uma média de 130 cirurgias por dia. A busca pelo paciente de catarata foi realizada pelos agentes comunitários de saúde de cada município e a confirmação do diagnóstico da doença foi feita nas unidades de Saúde de Propriá. Queremos repetir o sucesso do primeiro mutirão, onde foram realizados 140 procedimentos e todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado, resgatando a visão que estava prejudicada com a doença", almeja Adelmo Macedo, secretário de Saúde de Propriá.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente recebe toda a orientação e cuidado da equipe. "A cirurgia dura entre 10 a 15 minutos. Os pacientes são beneficiados também com uma doação de óculos de proteção e são orientados a usar o colírio oftalmológico por 21 dias, além de manter cuidados especiais de higiene e limpeza dos olhos. Todos recebem o acompanhamento e a assistência é contínua", comenta a coordenadora de enfermagem do Hospital Regional de Propriá, Edinalva Eifler.

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, comemora esta segunda edição do Mutirão de Catarata. "O grande público que sofre com essa doença é da terceira idade. Muitos moram distante dos grandes centros e nunca tiveram essa oportunidade. A visão é um bem precioso. É muito importante que todos os sergipanos tenham assistência sem precisar se deslocar para a capital. O Governo não mede esforços para solucionar os problemas de assistência em Saúde para a população do nosso Estado. Para isso, vem investindo em Hospitais Regionais e também em Clínicas de Saúde da Família. São seis hospitais regionais e ainda a maternidade referência em alto risco, além de 76 Clínicas já entregues em todo o Estado", pontua.

Os primeiros pacientes submetidos à cirurgia de catarata no mutirão já mostram satisfação pelo procedimento. É o caso da aposentada Maria Pereira Souza, 71 anos, moradora de Muribeca.

"Recebi a visita da agente de saúde que me encaminhou ao oftalmologista. Ele diagnosticou a catarata e fui inserida entre os beneficiados desse mutirão. A equipe médica está de parabéns pela rapidez da cirurgia e os cuidados pós-operatórios. Retornarei amanhã para a revisão. Adorei! Ganhei a bolsinha com óculos e colírio e estou muito feliz", comemora dona Maria.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais