(Foto: Ascom SMS) |
Simultaneamente à abertura da Campanha de Multivacinação neste sábado, 18, a Prefeitura de Aracaju também realizou um mutirão de atendimento oftalmológico no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco. O atendimento foi feito em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, que cedeu 12 médicos para o trabalho voluntário com o objetivo de reduzir a fila de espera por exames na rede pública.
Segundo a gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Aragão, todas as pessoas atendidas tiveram suas consultas previamente agendadas para este mutirão. "Do ano passado pra cá, já foram realizados cinco mutirões deste tipo. Desta vez, 350 pessoas foram atendidas nesta ação", informou a gerente.
Os pacientes que foram diagnosticados com problemas mais graves, já saíram do mutirão com a indicação para um retorno aos especialistas, munidos com os exames. Como todos os exames foram pré-agendados, a parcela da população que foi atendida já era paciente que estava na fila de espera de outras unidades de saúde. O mutirão acontece no intuito de fortalecer o compromisso do usuário com o SUS na medida em que objetiva acabar com as filas de espera.
O presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Bruno Campelo Leal, destacou que o objetivo do mutirão é minimizar o tamanho da fila de espera da consulta de refração (escolha do grau dos óculos) e que esta é a terceira vez que a Sociedade é parceira da Prefeitura nesta ação. "São 12 médicos realizando exames como pressão intraocular, medição e prescrição de grau, exame de fundo de olho, além de orientar os pacientes nos casos de doenças mais específicas", explicou Bruno.
Mutirão
Para muitos pacientes, o mutirão foi uma excelente solução articulada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Sociedade Sergipana de Oftalmologia. A costureira Elineide Rosa contou que não imaginava que seria chamada tão rápido, pois só tinha apenas três semanas que havia procurado consulta e logo foi avisada de que estaria na lista do mutirão.
"Vejo esse mutirão como uma boa oportunidade para adiantar as consultas. O atendimento está ótimo e os aparelhos são iguais aos da rede particular de saúde. Fui logo chamada e todos os exames estão sendo muito bem feitos. Estou muito satisfeita com o atendimento aqui no Cemar", disse a costureira Elineide.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B