Nestor Piva: demora no atendimento gera reclamação

Petrúcia Dionísio diz que atendimento estava marcado para às 8h30 (Fotos: Portal Infonet)

Os pacientes que estiveram na manhã desta quarta-feira,25, na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva reclamaram da demora no atendimento. Alguns já esperavam por cerca de três horas para ser atendido por um especialista.

Petrúcia Dionísio da Silva Santos chegou por volta das 7h da manhã para realizar um exame, mas até às 10h não tinha sido atendida. “O exame de tireoide estava marcado para às 8h30, mas até agora [10h] o médico não chegou. Foram dois meses para conseguir essa vaga para hoje e infelizmente tenho que esperar”, lamenta.

Já Claudio Conceição saiu do povoado Lagoa no município de Riachão do Dantas para tentar tirar o gesso do braço esquerdo. “Cai de bicicleta tem um mês e preciso tirar o gesso do braço. Cheguei aqui às 7h e a informação que tive é que o médico só chega às 14h e não sei se vou ficar esperando”, informa Claudio.

Informações que chegaram ao Portal Infonet dão conta de que na noite da última terça-feira, 24, faltou médicos e a unidade estava lotada. Esse não é o primeiro caso de reclamação por parte dos usuários.

SMS

Pacientes aguardam atendimento 

Claudio Conceição veio de Riachão do Dantas para ser atendido na unidade 

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou que a unidade dá prioridade aos casos de urgência e emergência, sendo que o fluxo de pessoas aumenta em torno de 20% nos dias de segunda, terça-feira e no feriado. Não houve registro de falta de médicos nos primeiros dois dias úteis desta semana na UPA Nestor Piva, aonde a prioridade é para casos de urgência e emergência. Como a unidade recebe pacientes levados pelo Samu e possui sala de estabilização para casos graves -, os médicos atuam também na retaguarda, ou seja, no acompanhamento dos pacientes que estão na estabilização da unidade.

O caso de Petrúcia, a paciente estava na fila de espera por uma ultrassom, na Rede de Atenção Primária (Reap). Para diminuir essa fila, a Saúde de Aracaju está agendando 10 exames deste tipo por dia cinco pela manhã e cinco pela tarde -, para ser realizado na UPA Nestor Piva, de segunda à sexta. Eles são encaixados entre as ultrassons de urgência e emergência que são realizados na unidade e que não há limite pré-estabelecido, é regulado de acordo com a demanda diária de pacientes.

*A matéria foi alterada às 11h03 do dia 26 para correção e acréscimo de informações da SMS

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais