Nestor Piva: demora no atendimento gera reclamações

Unidade de Urgência da Zona Norte – Nestor Piva (Foto: Portal Infonet)

Pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva na manhã dessa terça-feira, 12, reclamaram da falta de médicos e da demora para serem atendidos. A equipe de reportagem do Portal Infonet foi até a unidade e constatou a lotação no pátio de espera, além de receber informações dos pacientes de que não houve atendimento pela manhã por falta de profissionais.

O paciente Paulo Sérgio havia acabado de ser atendido, mas demonstrou sua insatisfação com o tempo que esperou para a consulta. “Desde cedo, estou com o corpo dolorido, dor de cabeça e mal-estar, quando cheguei aqui era 8h30, fiz a ficha e fui aguardar atendimento. Enquanto isso foi acumulando gente, ninguém era atendido e não tínhamos informação nenhuma. Fui às 14h em casa almoçar, e quando voltei já estavam atendendo os pacientes. Fui atendido às 15h35, aplicaram uma injeção e me liberaram”, conta Paulo. Ele ainda informou que quando precisa de atendimento médico, sempre procura o Nestor Piva, e que em sua última visita há dois meses, o atendimento foi bem mais rápido.

Paulo Sérgio diz ter aguardado desde a manhã para ser atendido

Já Alex Almeida afirmou estar aguardando atendimento para a esposa desde às 9h da manhã. “Ela está cansada desde ontem. Viemos aqui ontem, também estava lotado, e ela só foi atendida porque estava quase desmaiando. E hoje desde cedo estou esperando. Só começaram a chamar os pacientes às 14h30, e mesmo assim de cinco em cinco pessoas”, informa Alex.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Entramos em contato com a Assessora de Comunicação da SMS, Alexandra Brito, que reconhece a superlotação do Nestor Piva, mas adverte para a funcionalidade da Unidade. “As pessoas estão procurando o Nestor Piva para qualquer caso clínico, em busca de atendimento rápido. Mas essa Unidade foi designada para casos urgentes, tanto é que está à disposição para a Samu”, explica Alexandra. Ela ainda informa que o número de pacientes dobrou com a incidência dos casos de viroses. “Todos que procuram o Nestor Piva serão atendidos, mas há uma ordem de prioridade de acordo com o estado clínico do paciente”, complementa a assessora.

Pátio do Nestor Piva à tarde

De acordo com a assessoria da SMS, o quadro de médicos da Unidade de Urgência é monitorado e nesta manhã esteve completo. Porém, ainda com informações da assessoria, o volume de pacientes idosos e casos urgentes do Samu foram maiores hoje, além do problema com a falta de água, que ocasiona na mobilização de pacientes dos municípios circunvizinhos para a Unidade. Cinco clínicos, dois cirurgiões e dois ortopedistas fazem plantão durante o turno da noite para suprir a demanda.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais