Novembro Azul alerta na prevenção do câncer de próstata

Há uma grande necessidade de se falar sobre o tema (Foto: SES)

O mês de novembro chega com o objetivo de fortalecer a conscientização dos homens para questões relacionadas ao câncer de próstata. O mês foi escolhido justamente por no próximo dia 17 ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Há uma grande necessidade de se falar sobre o tema, este tipo de câncer é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. De acordo com o urologista da Hapvida, Jorge Santana, a prevenção é fundamental. “Se o paciente tiver histórico familiar da doença, é preciso dar mais atenção ainda aos exames e a peridiocidade. Esse câncer é silencioso, por isso a necessidade dos exames anuais. A cada seis homens, um desenvolve esse problema. Quando começam a aparecer sintomas, geralmente, já é tarde”, ressalta o urologista”, explica

“Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo, perdendo apenas para o câncer de pele. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos”, ressalta o especialista.

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Sintomas

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Fonte: assessoria de imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais