Agnaldo Feitosa: "Sempre fui afeito aos desafios, não tenho medo" (Fotos: Portal Infonet) |
Com um discurso voltado para a melhoria da atenção básica, melhores condições de trabalho e abertura de diálogo com os sindicalistas, o médico e vereador Agnaldo Feitosa (DEM), foi empossado no final da manhã desta sexta-feira, 11 como secretário municipal da Saúde. Ele substitui Luciano Paz, que deixou a pasta recentemente. Na ocasião, o prefeito João Alves Filho (DEM), garantiu que o novo auxiliar “tem carta branca para fazer mudanças profundas na Saúde”.
“A gente recebe o novo cargo com uma enorme satisfação, eu sempre fui afeito aos desafios, não tenho medo e acho que pra mim vai ser mais fácil porque sou médico da rede municipal há 12 anos e não trabalho na direção, mas na ponta, atendendo nos postos de saúde. De lá pra cá tenho feito um trabalho de portas abertas atendendo todos que chegam e pra mim isso não é atendimento, mas atitude. Tentarei influenciar os colegas médicos para atender cada vez melhor o povo mais pobre”, ressalta.
Atenção Básica
João Alves Filho assinando o Termo de Posse |
O novo secretário destacou que, sabendo da crise financeira, vai priorizar as unidades de Saúde. “A gente vai priorizar sabendo o que mais basicamente não pode faltar nos postos de saúde, a exemplo de remédios de ações contínuas para hipertensos e diabéticos, além de antibióticos. A outra prioridade é atender os mais carentes [SUS dependente”, garante acrescentando que se fizer bem a atenção básica, diminuiu as filas nas Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva, Fernando Franco e no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Lixo
Indagado pelo Portal Infonet sobre os riscos de doença a exemplo da Dengue, Zica vírus e Chycungunya, causadas pelo mosquito Aedes Aegipty, principalmente por conta da grande quantidade de lixo gerada pela troca da empresa coletora, Agnaldo Feitosa destacou: “Muitas ações resultam da coleta de lixo, do esgotamento sanitário, águas pluviais, vamos conversar com gestores da Emurb, Emsurb, infraestrutura, empreendendo uma força-tarefa, visando tomar providências cabíveis”.
Sindicatos
Novo secretário também assina |
Quanto às cobranças dos profissionais da Saúde no que se refere à falta de condições de trabalho, Agnaldo Feitosa reconheceu que tem salas nas unidades de saúde que não possuem ar-condicionados, ou quando possuem, estão quebrados.
“Vamos dar mais qualidade de trabalho aos especialistas. Vamos conversar com os médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais. Pretendo fazer nesses meses que estou lá uma mesa de negociações com eles. Vamos fazer uma salinha para receber todos os sindicalistas. Quero pedir perdão aos secretários Igor Albuquerque e a Marlene Calumbi [da Mesa de Negociação], mas vou negociar com os sindicatos e trazer as demandas diretamente para o prefeito”, adianta.
“Carta branca”
Posse foi muma das mais prestigiadas
|
O prefeito João Alves Filho lembrou que o médico é uma pessoa modesta. “Agnaldo é um devotado pela população pobre, tem uma entidade que assiste no conjunto Bugio. Vamos ter um secretário, que abre a hipótese de uma mudança profunda na Saúde e ele tem carta branca pra isso. É um homem muito modesto, foi ele quem me trouxe a ideia de fazer o horário estendido nas unidades de Saúde, que antes era até 17h e agora é até às 20h, o que me surpreendeu com o número de atendimentos”, afirma.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B