Novos leitos aliviam, mas ocupação de UTI’s em todo estado é de 75%

149 pessoas estão internadas em leitos de UTI em todo estado (Foto: Pixabay)

No último fim de semana Sergipe iniciou a extensão dos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 com 36 novas vagas, conforme anunciado há cerca de 7 dias. Agora, com oferta de 198 leitos entre unidades públicas e privadas, o estado viu sua taxa de ocupação dos leitos de Tratamento Intensivo aliviar para 75%, mas o número ainda é considerado de alerta, já que pode oscilar consideravelmente de um dia para o outro.

Os novos leitos foram abertos após a chegada de 36 respiradores ventilatórios enviados pelo Ministério da Saúde. Eles foram distribuídos no Hospital da Polícia Militar (6), no Renascença (15), no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto (10) e no Hospital do Coração (5).

O Governo aguarda, ainda, a chegada de mais respiradores do Ministério da Saúde e os que foram adquiridos através do Consórcio Nordeste. A expectativa, no momento, é ampliar a oferta de leitos de UTI para 222 até o dia 15 de junho.

Taxa de ocupação

Na rede pública, conforme última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há 66 pessoas internadas. A taxa de ocupação, com o anúncio dos últimos leitos, caiu para 55%. Na rede privada, a taxa de ocupação é de 106,4%. O número é superior a oferta porque no Hospital São Lucas, onde há 26 leitos de UTI, há 38 pacientes internados em estado grave. Os 12 pacientes excedentes estão em leitos de contingenciamento aguardando por uma vaga na UTI. Em todo estado, são 149 pessoas internadas em leitos de UTI.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais