Número de exames cresce no Hospital de Lagarto

HRL: número de exames complementares já cresceu este ano em torno de 22% (Foto: divulgação)

O número de exames complementares realizados pelo Hospital Regional João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-sul de Sergipe, já cresceu em torno de 22% de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2013. É o que apontam os relatórios gerenciais e de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

De acordo com esses relatórios, somente em relação a todos os exames complementares – incluindo os laboratoriais clínicos e por imagem -, o crescimento nos dez primeiros meses de 2014 foi de 24,5%, totalizando pouco mais de 142.600 exames, enquanto no mesmo período do ano passado haviam sido realizados quase 115 mil. Apenas o número de laboratoriais clínicos, que este ano já somam mais de 120 mil, aumentou em torno de 22%. Já os radiológicos registraram o maior crescimento, de 27,2%, contabilizando de janeiro a outubro deste ano 18.930 exames, contra pouco mais de 14.800 no mesmo período de 2014.

Para o coordenador de Internamento do HRL, enfermeiro Jardel Martins Vasconcelos, esse crescimento é consequência direta da ampliação da oferta de exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela unidade. “Houve um aumento no serviço de apoio diagnóstico terapêutico, em consequência da ampliação do rol de exames ofertados pelo hospital, como tomografias, ressonâncias, ultrassonografias e na área de microbiologia”, explicou. No caso das ultrassonografias, este ano já foram feitas mais de 730.

Laboratório 24h

Responsável pela realização de quase 120 mil exames somente este ano, o laboratório de análises do HRL, por exemplo, é uma espécie de ‘coração’ do hospital regional. A unidade funciona 24h por dia e realiza 53 tipos de exames, nas áreas de bioquímica, imunologia, hematologia, imunohematologia, bacteriologia, uroanálise e hormônios, entre outras.

A eficiência do serviço garante rapidez na emissão dos resultados, agilizando assim o tratamento aos pacientes atendidos unidade. Em média, os resultados saem em até 2 horas, a depender da complexidade e do número de exames solicitados por paciente. Quando se trata de um exame simples, por paciente, como um hemograma completo, o resultado é liberado em até 1 hora, mas quando é de emergência, em menos de 20 minutos.

“No posto de saúde demora oito dias para fazer. A depender do exame, até mais de duas semanas. Às vezes a gente chega e nem consegue marcar”, admitia nesta sexta-feira (14) a dona de casa Andreza Barbosa de Santana, de 25 anos. Residente no Bairro Loyola, em Lagarto, ela acompanhava o filho de cinco anos, que chegou ao HRL apresentando dores abdominais, diarreia e vômitos. “Cheguei, fui atendida pela enfermagem e pela médica; ele já fez os exames de sangue e urina e agora estou voltando para nova consulta com a pediatra”, disse, enquanto aguardava pela reavaliação da médica sobre quadro clínico do filho.

Outros serviços

Outros serviços ofertados pelo Hospital Regional de Lagarto também registram crescimento em comparação ao ano passado. É o caso das internações, que entre janeiro e outubro deste ano já totalizavam 3.147, contra 2.812 no mesmo período de 2013, representando um aumento em torno de 12%. Já o número de cirurgias (1.059) também nos dez primeiros meses já é cerca de 6% superior ao registrado em 2014, quando foram feitas 998.

Fonte: HRL

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais