Nutricionista alerta os exageros com as comidas típicas

Sieune Roberta Araújo, faz um alerta sobre os cuidados com o valor calórico de cada prato típico

Exagerar no extenso cardápio dos festejos juninos pode ser um problema para a saúde, já que as comidas típicas estão entre as principais atrações da festa. Tendo o milho, o açúcar, o leite e o coco como principais ingredientes do preparo, a gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Sieune Roberta Araújo, faz um alerta sobre os cuidados com o valor calórico de cada prato típico.

“O milho é energético e muito nutritivo, além de rico em fibras e carboidratos. As pessoas devem ter cuidado com as tentações para não sair provando tudo e exagerar. O ideal é fazer um lanche saudável antes de sair de casa, principalmente os diabéticos e hipertensos”, explicou.

Vale ressaltar que nem tudo está liberado. A moderação é o caminho mais seguro quando se trata de comidas típicas, principalmente para aqueles que têm algum problema de saúde como colesterol e glicemia alta. A nutricionista dá dicas de como manter as receitas mais saudáveis, substituindo ingredientes calóricos por outros mais benéficos.

“Substituir o leite integral pelo desnatado é uma boa pedida, o açúcar pode ser o demerara ou mascavo, além de utilizar o leite de coco. Os alimentos juninos são muito calóricos a maioria dos alimentos que compõem as preparações dos pratos juninos tem açúcar e o milho como principal componente e ele tem uma quantidade considerada de sódio”, esclareceu.

Outro cuidado que deve ser adotado nesse período junino é sobre os aspectos de higiene, conservação e qualidade dos alimentos. “A preparação requer muito cuidado, principalmente com alimentos industrializados que devem estar dentro do prazo de validade. Os pratos típicos devem ser preparados no dia da festa já que contém coco e pode correr o risco de azedar, além de causar infecções intestinais”, alertou a gerente de nutrição.

Fonte e foto: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais