Centro de Zoonoses permanece sem custodiar animais (Fotos: Portal Infonet) |
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) permanece sem custodiar animais. O fato ocorreu após interdição do local por conta de falta de instalações e canis adequados. O Ministério Público enfatizou que o local necessita passar por uma reforma para adequações às determinações das legislações federal e municipal vigentes e das Portarias do Ministério da Saúde e Resoluções e Regulamentos Técnicos do CFMV e da Anvisa. Todos os animais foram transferidos para ONG Educação e Legislação Animal (Elan).
A coordenadora do Centro, Roseane Nunes de Santana Campos, afirma que o local realmente não é adequado para receber os animais e diz que aguarda os laudos que estão sendo feito pela Vigilância Sanitária, pelo Núcleo de Serviço do Município e Ibama. “Esses laudos serão entregues ao Ministério Público no dia 20 desse mês. A partir desses laudos vamos saber o que será feito, mas com certeza não é do interesse da Secretaria da Saúde manter o Centro sem oferecer um bem estar ao animal”, garante.
Instalações inadequadas para os funcionários
|
A presidente da ONG Elan, Nazaré Morais, ressalta que é preciso tratar o animal com o mesmo cuidado com que preservamos a vida humana. Nazaré lembra ainda que o Centro funcionava apenas como local para matar animais sem oferecer um tratamento adequado.
Adoção
Neste sábado, 16, a ONG Elan realizará mais uma feira de adoção de cães e gatos. Quem desejar adotar ou fazer doação de rações e itens para a saúde e bem estar animal pode se dirigir ao Bompreço do São José, localizado na avenida Gonçalo Rollemberg. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B