OMS alerta que inatividade física acarretará várias doenças até 2030

Campeã e professora de Judô, Amanda Nascimento, dá alternativas que ajudam integrar a atividade física e o esporte no dia a dia  (Foto: Divulgação)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta em relatório que quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças cardíacas, obesidade ou outras doenças atribuídas à inatividade física até 2030. O documento, com dados de 194 países, mostra que é preciso reverter esse quadro com criação de políticas públicas e mudança de mentalidade.

Para a campeã brasileira e sergipana de Judô, Amanda Nascimento, essa mudança de mentalidade não deve depender apenas do governo, mas passa pela educação. Conforme a sócia e uma das idealizadoras do Projeto Tokio [@tokiostudiofitness], nada é mais efetivo que iniciar essa prática desde a fase de criança, seja nas escolas ou com exemplos dentro de casa. “Praticar atividade física não significa virar um maratonista ou um judoca profissional, por exemplo. 30 minutinhos de prática regular, por dia, já tem efeito na saúde. E isso é apontado, inclusive, pela OMS.

Amanda revela que o esporte faz parte da sua vida desde os 12 anos. “O esporte muda vidas. Eu sou um exemplo. Sou professora de Judô de crianças e adolescentes e sou uma mulher que decidiu empreender no esporte”, conta a profissional.

Com o projeto Tokio [@tokiostudiofitness], a professora de Judô junto com o seu sócio e esposo, Robson Junior, veêm transformando vidas. “Sonhamos com algo que pudéssemos praticar o que amamos e, em paralelo, que púdessemos contribuir com uma mudança de hábitos, de mentalidade. A gente entende que a atividade física previne doenças. É mais barato, com certeza, prevenir do que tratar diabetes, derrame e infarto. A gente senta no computador, usa o telefone para tudo, faz tudo virtualmente, até compras no supermercado. *O Projeto Tokio [@tokiostudiofitness] veio para isso, para aliar consciência de que nosso corpo precisa de movimento para gerar vitalidade. A prática do exercício, do esporte recarrega essa nossa energia vital”, enfatiza Amanda.

Alternativas para começar

Há muitas alternativas que ajudam a integrar definitivamente os exercícios no dia a dia. A professora de Judô e empreendedora do esporte lista alguns:

“Contar com os amigos para esportes coletivos ou para uma caminhada; procurar um local perto de casa quando não houver tempo para se deslocar até um parque mais distante; trocar a ida ao trabalho de carro por ir a pé. Esses são alguns exemplos. O importante é vencer o sedentarismo”, finaliza a sócia do Projeto Tokio.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais