Oncologia: cirurgias terão que ser realizadas em 15 dias

Promotora de justiça Euza Missano

O Ministério Público de Sergipe ajuizou uma ação  pública contra a Fundação Hospitalar de Saúde (Huse), alegando a existência de risco de morte dos pacientes oncológicos. De forma rápida e eficaz, o poder Judiciário atendeu a ação civil pública.

“O Judiciário de forma urgente deferiu a liminar do dia 27. O que mostra a preocupação do Judiciário com a população. Com esse resultado o Huse não pode deixar faltar medicamento e realizará as cirurgias no prazo de 15 dias”, afirmou a promotora de justiça Euza Missano. Foi concedido o prazo de 10 dias para a Fundação fornecer todos os medicamentos em quantidade suficiente para atender a demanda de pacientes.

A Promotoria dos Direitos à Saúde, recebeu denúncias das condições do atendimento aos pacientes da oncologia. Além de filas de espera nas quais pacientes chegam a passar um ano aguardando cirurgia, aquisição de equipamentos e formação de protocolo para clínica oncológica.

Atendimento

Em relação ao atendimento foi estabelecido o prazo de 30 dias para protocolo de atendimento de pacientes de oncologia, bem como a programação de cirurgias oncológicas para que sejam realizadas dentro de 15 dias. “Não poderá faltar nenhum medicamento e as cirurgias serão realizadas no prazo de 15 dias. Caso a liminar seja descumprida será aplicada  multa de R$ 10 mil por dia”, afirmou Euza Missano acrescentando que com as melhorias no atendimento o diagnóstico da doença vai ser mais rápido evitando o aumento de mortes na oncologia.

Por Adriana Freitas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais