Outono revela preocupação de especialista para atenção com viroses

Atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com as principais doenças dessa estação. (Foto: Freepikl)

No último dia 20, teve início o outono, a estação onde as manhãs são quentes e as noites são frias e com maior incidência de chuva. É nesse período também que a atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com as principais doenças dessa estação, como a gripe, pneumonia, sinusite, entre outras ocasionadas pela oscilação da temperatura e que atingem as vias respiratórias. Além disso, a maior preocupação é por conta da Covid-19, já que os sintomas são os mesmos e também comprometem o aparelho respiratório, como explica o pneumologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho,  Saulo Maia.

“As mudanças climáticas de outono e inverno, com mudanças bruscas de temperaturas, principalmente, com a época chuvosa há uma predisposição maior de desenvolvimento das viroses respiratórias, isso é muito frequente em crianças e pacientes que são alérgicos. Como estamos numa pandemia da Covid-19, esses sintomas podem confundir muito já que a doença compromete também o aparelho respiratório, então a melhor conduta aos primeiros sintomas é procurar um médico para ser melhor avaliado e ter o problema tratado”, informou o pneumologista.

O médico explica ainda que o tratamento dessas viroses respiratórias é feito com medicação sintomática, de preferência com orientação médica, bem como para as crises de rinite e asma. Ele ressalta também a melhor forma de prevenção dessas doenças respiratórias. “A melhor prevenção para essas viroses respiratórias é a pessoa ter vida saudável, praticar esportes, alimentação adequada e ter as doenças crônicas controladas, porque o grande problema dessas viroses respiratórias é na faixa etária onde a imunidade é mais baixa, tipo idoso e criança”, declarou Saulo Maia.

Normalmente neste período de abril e maio tem a vacina para gripe e as pessoas devem ficar atentas para cumprirem o calendário e se vacinarem, como destaca o pneumologista. “As vacinas que são usadas para o aparelho respiratório são a da gripe e pneumonia que são adequadas para as pessoas que tem uma fragilidade maior e aqueles que têm uma predisposição maior de baixa de imunidade. As vacinas da Covid-19 são muito bem recebidas porque é uma esperança para todos nós no controle da doença e todos devem se vacinar nas idades pré-estabelecidas pelo governo”, alertou o pneumologista Saulo Maia.

Mais do que nunca, é preciso ficar atento às regras de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, tanto diante de sinais como tosse, coriza e nariz entupido, quanto no de chiado no peito, febre e mal-estar geral.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais