Outubro Rosa: postos de saúde fazem mutirão de exames em S. Cristóvão

Estão previstos para este mês dois mutirões que acontecerão em
duas Unidades de Saúde de São Cristóvão.

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama. E durante todo o mês, a secretaria de saúde de São Cristóvão irá intensificar a realização de exames de lâminas e exames clínicos das mamas, semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Além disto, estão previstos para este mês dois mutirões que acontecerão em duas Unidades de Saúde de São Cristóvão. No dia 27 de outubro na UBS Maria José Figueroa, na Grande Rosa Elze e no dia 04 de novembro, na UBS Jairo Teixeira, no Centro Histórico. Ambos os mutirões acontecerão no horário de 8h às 18h, e os resultados dos exames de lâmina durante os mutirões sairão na hora para as pacientes.
Segundo Priscilla Lírio, Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de São Cristóvão, “com a pandemia do COVID-19 o acesso a esses exames ficou prejudicado e a intensificação durante a campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dessas mulheres aos exames de rastreamento, garantindo-lhes o direito à saúde”.

É importante frisar que os exames citopatológicos de colo de útero, mais conhecidos como exames de lâmina ou papanicolau, são importantes, pois têm como objetivo fazer o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, mesmo antes da mulher ter sintomas da doença. É um exame preventivo, indolor, que deve ser feito por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Para realizar o exame de lâmina, a mulher não pode estar menstruada, e não pode ter tido relações sexuais nas últimas 72 horas (três dias) antes do exame.

Além do exame de lâmina, o exame clínico das mamas também deve ser feito uma vez por ano, com um profissional que irá realizar, entre outros procedimentos, a palpação dos seios da mulher para identificar se existem sinais palpáveis que possam indicar a necessidade de exames mais aprofundados. O diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama permite um tratamento menos agressivo, o que aumenta as chances de cura. Para realizar esse diagnóstico as pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima munidas do cartão SUS.

A coordenadora de Saúde a Mulher de São Cristóvão afirma que as Unidades Básicas de Saúde reorganizaram a agenda semanal durante todo mês de outubro para intensificar a realização dos exames de lâmina e exames clínicos das mamas, incluindo a ação dos dois mutirões nas UBS Jairo Teixeira e Maria José Figueroa. “Durante cada mutirão teremos capacidade para realizar até 100 exames de lâmina, 100 exames clínicos das mamas e 100 testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV. As lâminas serão avaliadas logo após a coleta na própria Unidade de Saúde, por uma equipe de laboratório contratada pela Secretaria Municipal de Saúde, e o resultado será entregue às mulheres na hora”, afirmou Priscilla Lírio.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais