Outubro Rosa: RioMar Aracaju oferece serviços gratuito ao público feminino

Ação oferece diversos serviços gratuitos ao público feminino, entre os dias 6 e 16 deste mês

O serviço está disponível no Piso L1 do shopping, ao lado da Kalunga, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, o RioMar Aracaju promove, de 6 a 16 de outubro, uma ação de saúde voltada para a população feminina. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e oferece atendimento gratuito. O serviço está disponível no Piso L1 do shopping, ao lado da Kalunga, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Durante o período, serão disponibilizados serviços como exame clínico ginecológico e citopatológico do colo do útero (Papanicolau), exame clínico das mamas com encaminhamento para mamografia quando indicado, além do agendamento de mamografias conforme protocolos do Ministério da Saúde. A programação inclui ainda vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos não vacinadas e jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, como estratégia de resgate, além da atualização da caderneta vacinal. A ação também contempla atividades educativas sobre prevenção e detecção precoce dos cânceres.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, e a principal causa de morte por câncer no público feminino no Brasil. Em 2024, foram estimados 73.610 novos casos da doença no país. A detecção precoce é fundamental para o aumento das chances de tratamento eficaz e cura.

Entre as medidas preventivas recomendadas estão a realização anual da mamografia, a prática regular de atividade física, a manutenção de uma alimentação saudável, o não consumo de álcool e tabaco, além da realização frequente do autoexame das mamas. Essas práticas contribuem para a qualidade de vida e podem fazer diferença em caso de diagnóstico.

A partir de 2025, o governo federal passou a recomendar o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, com rastreamento priorizado para a faixa de 50 a 69 anos nas unidades de saúde, buscando ampliar o público-alvo com estratégias de prevenção.

Fonte: Riomar Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais