Paciente falece e família alega demora no atendimento

Mecânico trabalhava junto com o filho em oficina (Fotos: Portal Infonet)

A família do paciente José Edson de Souza Carvalho, 52, alega que o mecânico faleceu por falta de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, localizado na Zona norte da capital, no último domingo, 1º. 

“Meu pai começou a sentir muitas dores no peito no domingo à tarde em casa. Não tinha nenhum histórico de infarto. Assim que cheguei no Nestor Piva avisei que ele era fumante e estava sentido dores no peito, a recepcionista pediu para aguardar, pois tinha outras pessoas para ser atendida”,  conta o filho Wendel  Gomes.

O filho deixou o pai no corredor e foi estacionar o carro, ao retornar o pai estava se debatendo no chão. “Como não tinha ninguém para ajudar, coloquei junto com o enfermeiro o meu pai na maca. O médico fez massagem no peito, mas não adiantava mais. Se ele tivesse sido atendido imediatamente talvez não estivesse passado por isso”, lamenta Wendel.

"Se ele fosse atendido imediatamente a morte poderia ter sido evitada", afirma Wendel

De acordo com o Wendel, a Unidade de Pronto Atendimento estava lotada. “Tinha muita gente nos corredores passando mal e sem atendimento. Meu pai foi mais uma vítima deste descaso com a saúde pública. Segundo a família,  o senhor José Edson de Souza Carvalho faleceu após um infarto.

SMS 

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou através de nota sobre o oocorrido na Unidade Pronto Atendimento Nestor Piva:

Da apuração da Rede de Urgência e Emergência, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) informa que o senhor J. E. S. chegou na UPA Nestor Piva, por volta das 16h30 e faleceu ás 17h18, do domingo, 1.

A SMS explica denúncia

"Do relatório da equipe, todas as medidas de urgências foram tomadas.  A própria ficha da recepção do paciente foi realizada pela família, após a entrada do usuário. Com queixa de dor cardíaca forte, com inicio de parada cardíaca, o senhor J.E.S. teve o atendimento imediato. Assim que a equipe fez o primeiro atendimento, o médico plantonista realizou na sala de estabilização as manobras de reanimação. Mas a equipe não conseguiu evitar a parada cardíaca. A SMS lamenta a morte ao mesmo tempo em que solicita à família que procure a ouvidoria para explicitar melhor as queixas do atendimento", esclarece a nota.

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