(Foto: Ascom) |
Um grupo técnico, composto por gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) e Corpo de Bombeiros (Cobom) está sendo formado para facilitar a articulação de protocolos para ações conjuntas que visem o atendimento qualificado aos pacientes psiquiátricos e aos que são vítimas de agressões por arma de fogo ou branca.
A articulação, que foi pauta de uma reunião realizada na última segunda-feira,10, no auditório da SES, tem como resultado a formação de um fluxograma estabelecido conforme pactuação mantida através do Ministério Público Estadual (MPE). O fluxograma, por sua vez, definirá o desempenho dos órgãos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) na assistência a esses pacientes.
De acordo com o assessor da Rede de Urgência e Emergência da SES, Márcio Barreto, a reunião entre os representantes dos órgãos em questão deu margem para posicionamentos coesos, amplamente válidos para as discussões. “O grupo formado para construção de protocolos tende a trazer benefícios para a assistência dada ao paciente psiquiátrico e a pacientes vítimas por arma branca ou arma de fogo, uma vez que repercutirá numa ação conjunta de prestação de serviços. Em seguida, partiremos para o monitoramento do uso de protocolos, a fim de garantir a qualificação dos serviços prestados a esse cidadãos”, garantiu Márcio Barreto.
Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, o trabalho conjunto que tende a beneficiar os pacientes em questão já reflete numa parceria mantida entre o Samu, a PM -SE e o Cobom. “Contamos com esses parceiros para a realização cada vez mais precisa dos atendimentos pré-hospitalares móveis de urgência e, em especial, contemplando os pacientes em questão. A partir dessas pactuações e da consideração dos protocolos, prevemos a oferta do acolhimento necessário, capaz de suprir demandas apresentadas por esses usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”, considerou Conceição Mendonça.
Segundo a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES, Sony Regina Petris, a articulação visa contemplar o usuário dos serviços de saúde em momentos de crise aguda. “Dado o quadro de necessidades apresentadas por um paciente psiquiátrico, buscamos a ampliação dos serviços oferecidos, concretizando, para isso, as parcerias com o Cobom e a PM-SE. Desenvolvendo protocolos e diretrizes para garantir o cuidado a esses pacientes e a segurança dos profissionais envolvidos, partimos para ações de educação permanente para a qualificação desses serviços prestados”, ressaltou Sony.
O representante do Comando de Policiamento da Capital, major Melo, analisa a importância da pactuação. “A aproximação das instituições envolvidas nesse protocolo, com vistas a uma série de ações conjuntas, tende a facilitar a compreensão das atribuições de cada grupo envolvido. Isso trará melhorias para o atendimento aos pacientes psiquiátricos, bem como para as vítimas por arma branca ou de fogo”, prevê Melo.
Confirmando a parceria mantida com o Samu 192 Sergipe e a possível ampliação dos serviços, através das pactuações mantidas com a PM-SE, o tenente coronel Júnior, garante o apoio necessário dentro das possibilidades do Corpo de Bombeiros. “O Cobom vai auxiliar no atendimento a esses pacientes, exceto quando os mesmos estiverem fora da nossa área de atuação. Em situações como essa, a PM-SE entra em ação para garantir a assistência policial devida, bem como em atendimentos que envolvem pacientes armados. Juntos, qualificaremos a assistência oferecida pelo Samu, PM e Cobom de forma conjunta e em benefício do usuário do SUS”, concluiu o tenente coronel Júnior.
Fonte: Ascom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B