Pacientes contestam decisão do Cirurgia sobre desativar radioterapia

Pacientes são contra desativação da radioterapia (Fotos: Portal Infonet)

Pacientes oncológicas realizaram uma manifestação no Hospital de Cirurgia, na manhã desta terça-feira, 27, para contestar a decisão da diretoria da unidade de que não reativará a máquina de radioterapia.

A representante do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba, conta que entrou em contato com o engenheiro responsável pelos últimos reparos para entender a situação. “Ele explicou que existem peças parar repor, tanto no país, quanto no exterior. O que falta nessa máquina é manutenção preventiva”, disse.

Sheila Galba, representantes do Mulheres de Peito

Ainda de acordo com Galba, o especialista afirmou que teria deixado o hospital em alerta para uma possível nova quebra da máquina. “Quando ele veio, regularizou e avisou que ia dar defeito novamente. O hospital esperou quebrar, não entrou em contato com ele e agora vai desativar”, disse.

Em contato com a representante, o engenheiro, que mora em Belo Horizonte, também teria afirmado que está com o pagamento atrasado desde fevereiro deste ano. “Mesmo assim ele se colocou disponível para voltar aqui”, disse Sheila Galba.

Em nota, a Direção do Hospital de Cirurgia informou que, “a respeito da máquina de Radioterapia, esclarece que quando a Cogestão foi iniciada, em agosto, havia um orçamento do conserto no valor de R$ 125 mil a R$ 130 mil reais. Contudo, isso não daria a segurança de que os pacientes pudessem retomar o tratamento sem mais interrupções, visto que nos últimos anos este equipamento apresentou defeito mais de 5 vezes ao ano, levando entre 30 a 45 dias para ser reativado. Por esta razão, foi definido que não será mais feita a reativação desta máquina e a Direção focará forças agora na implantação de uma nova”.

E completa: “Enquanto isso, o Hospital de Cirurgia não deixou e não deixará de realizar/participar da assistência em Radioterapia. O tratamento dos pacientes continuará sendo realizado por meio da parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), através da utilização da estrutura física do Huse para a atuação da equipe de Radioterapia do Hospital de Cirurgia no 3° turno, como já vem acontecendo”.

por Jéssica França

A matéria foi alterada às 17h12 do dia 27/11 para acréscimo de nota do Cirurgia
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais