Pacientes da oncologia sofrem com falta de medicamento há 15 dias

Pacientes representante do Movimento Mulheres de Peito

Pacientes do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) estão há mais de quinze dias sem receber o medicamento Navelbine. O remédio é usado para pacientes em estágio avançado de câncer de mama, em situação de metástase, e a falta do seu uso nos tratamentos tem trazido consequências aos pacientes.

O comprimido precisa ser tomado diariamente, com pausa de sete dias a cada duas semanas e as pacientes que interromperam seus tratamentos já sentem as dores. De acordo com a representante do movimento Mulheres de Peito, Sheyla Galba, não há nenhum tipo de explicação que justifique a falta do medicamento. “Quando procuramos a gestão ou a farmácia informam que o problema é do fornecedor, mas quem sofre somos nós”, diz.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o medicamento Navelbine de 20mg chegou na última segunda- feira, 26, e a farmácia da oncologia do Huse está fazendo a distribuição. A SES registra que neste mês de agosto houve um aumento fora do comum pelo medicamento, mas a situação já foi normalizada. Já o Navelbine de 30mg, havia um planejamento de estoque de acordo com um quantitativo de usuários, mas neste mês de agosto também registrou um aumento em 10 vezes a mais pela procura do medicamento. Com isso, o estoque que deveria durar três meses acabou em uma semana. Diante dessa nova realidade, a SES está ampliando o estoque de três meses para seis meses a fim de atender a atual demanda. A empresa confirmou que a nova remessa do Navelbine de 30mg chegará até dia 4 de setembro.

Por Juliana Melo e Aisla Vasconcelos
A matéria foi alterada às 15h55 para acréscimo da informação da SES sobre o medicamento.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais