Pacientes denunciam burocracia na entrega de fitas

Segundo pacientes, após muita tentativa, as fitas foram entregues (Fotos: Portal Infonet)

Pacientes que estiveram nesta terça-feira, dia 11, no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, ficaram indignados com a burocracia na entrega das fitas para realizar testes e insulina.  

Agendado para cada dois meses, muitos pacientes se disseram surpresos ao chegar no Centro e obter a informação de que, por conta da greve dos enfermeiros, o atendimento não seria realizado e eles teriam que retornar para casa sem as fitas.

Marcelo da Silva Pereira possui um filho de quatro anos que depende da medição para fazer o controle da diabetes. “Avisaram que estavam em greve hoje e que quem está chegando agora, eles não iam atender. Eles queriam que eu viesse daqui a um mês, mas não posso, tenho compromissos”, conta.

Para muitos usuários, a compra da fita compromete o orçamento doméstico, já que uma caixa contendo 50 fitas, custa em média R$ 100 reais.

Marcelo da Silva mostra o agendamento feito para esta terça, 11 

Um outro paciente que também aguardou ser atendido foi Fábio da Silva. Segundo ele, mesmo em casos de greve, o atendimento não pode parar. “Mesmo que tenha greve é questão de vida porque você pode cair à hipoglicemia e você entrar em coma. Por isso da necessidade de você sempre estar medindo a glicemia. É super importante que esse setor funcione regularmente”, diz.

Somente após muita reclamação, Marcelo da Silva e os demais garantem que conseguiram receber as fitas.

Atrasos

Uma outra denúncia feita diz respeito ao horário de atendimento na Cemarh. “Quem chega aqui nunca é atendida as 7h e a tarde só 14h. temos compromissos e não podemos esperar. Sem contar no atraso dos funcionários que chegam trade”, afirma Marcelo.

Cemarh

A equipe do Portal Infonet conversou com a gerente do setor de endocrinologia do Cemarh, Adriana Franco, que fez algumas ponderações. Segundo ela, a enfermeira se atrasou, mas compareceu para fazer o atendimento no local.

Esclarece ainda que a abertura do atendimento é as 7h30 e no período da tarde 13h30, sendo que a prioridade é para os pacientes que estão em situação de emergência e que necessitam tomar a insulina. Ela garante ainda que o trabalho desenvolvido aos diabéticos no Cemarh é padrão já que antes, os pacientes tinham que se deslocar até os postos de saúde para receber o atendimento.

Ainda segundo Adriana, o filho de Marcelo necessita de três caixas a cada dois meses, sendo que o filho dele está com o nível de glicemia "descompensado" e que por isso foi pedido que o pai viesse ao Cemarh todos os meses. Como o pai afirma que não é possível, nesta terça-feira, 11, foram entregues seis caixas.

Por Aisla Vasconcelos

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