Pacientes do SUS processam médicos por imprudência

Médicos debatem processos judiciais (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) abriu um debate, nesta terça-feira, 18, que tem causado preocupação entre os profissionais que atuam nos serviços públicos: processos judiciais movidos por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) contra médicos por negligência, imprudência e imperícia.

O presidente do Sindimed, João Augusto Oliveira, informa que ainda não dispõe de estatística, mas informou que o volume de processos judiciais é crescente e que já há médicos condenados por imprudência. João Augusto não tem dúvida que não há falha no comportamento dos médicos e garante que os processos judiciais surgem devido às precárias condições de trabalho nas unidades de saúde públicas.

Nesta terça-feira, 18, o advogado Tiago Oliveira proferiu palestra para os dirigentes do Sindimed para orientá-los de forma a evitar a condenação nos processos judiciais. O advogado alerta que o médico deve registrar detalhes de todos os procedimentos no prontuário do paciente e seguir todos os protocolos em caso de substituição de medicação padrão, indicando, quando ocorrer, a falta de oferta da droga que deve ser feita pelo poder público. “O prontuário será a peça principal para a defesa”, alerta o advogado.

Tiago Oliveira: tudo deve ser registrado no prontuário do paciente

O Sindimed pretende ampliar os debates e aposta que esta mobilização será mais um passo para a classe médica alertar o poder público quanto às deficiências e cobrar medidas para que o Estado possa ofertar um serviço decente à comunidade. 

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais