Pacientes vivem drama por falta de radioterapia

Aparelho da radioterapia está quebrado (Foto: Portal Infonet)

Pacientes em tratamento contra o câncer clamam pela regularização do funcionamento da máquina de radioterapia que está parada no setor de oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo a assessoria de comunicação da unidade de saúde, a máquina necessida de uma peça que deve chegar da Alemanha em um prazo de 15 dias.

Segundo Sheila Galba, integrante do Grupo Mulheres de Peito, a falta da sessão de radioterapia, pode agravar a doençã e fazer com que a pessoa venha a óbito. “5% das 90 pessoas que estão fazendo tratamento de radioterapia estão com risco do tumor crescer e acabar morrendo sem o tratamento. A situação é grave e eles não estão dando a devida atenção. Nos últimos 12 anos, não mudou nada a situação. São mais de 300 pessoas na fila que não anda porque esses 90 não estão tendo o tratamento de forma contínua”, lamenta.

Para piorar a situação, o tratamento de Sheila Galba que luta contra um câncer de mama, terá que ser estendido devido à quebra da máquina. “A última sessão que fiz foi na terça passada. O meu médico já disse que a minha sessão passou de 30 para 35 e que devo continuar porque não estou fazendo a radioterapia”, conta.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) convidaram, por meio de nota, para uma coletiva nesta quarta-feira, 16, às 8h30, no auditório da SES, onde será esclarecida todas as providências da gestão em relação ao acelerador linear 3D, que compõe o setor de Radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Na ocasião, serão explanadas, também, todas as informações referentes à manutenção do contrato da Fundação Hospitalar de Saúde.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais