Secretário de Saúde de Propriá, Adelmo Vieira realizou a palestra (Foto: Portal Infonet) |
Prefeitos e gestores municipais tiveram a oportunidade de discutir sobre o recurso de média e alta complexidade advindo do Ministério da Saúde para as Secretarias de Saúde dos municípios sergipanos. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 7, Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
A palestra teve o objetivo de orientar os gestores de como os recursos devem ser utilizados e qual a sua finalidade em prol da população sergipana. Os recursos devem ser utilizados em ações de serviço de saúde como realização de exames e consultas.
A condução do encontro ficou a cargo do secretário de saúde do município de Propriá, Adelmo Alves de Macedo. De acordo com ele, alguns gestores ainda desconhecem como utilizar o recurso.
“Por se tratar de um recurso federal e abstrato quando se fala em ação e serviço de saúde, o conhecimento específico e a forma de utilizar este recurso acaba sendo um pouco inacessível e isso acaba fazendo com que o saldo residual fique em conta”.
Encontro aconteceu na Fames (Foto: fames) |
O valor do recurso depende da proporção de cada município, mas o município de Propriá recebe em torno de R$ 230 mil reais/mês.
“A descoberta desses recursos pode dar uma resposta positiva a sociedade. Em Propriá realizamos cirurgias de pterígio, catarata e aumentamos os números de especialidades médicas para a prestação de serviços e conseguimos desenvolver várias ações para toda a regional do Baixo São Francisco. Própria com quase 30 mil habitante recebe recurso dele e dos municípios circunvizinho, o que permeia a casa de R$ 3 milhões e meio de reais por ano, para todos os municípios da regional do Baixo São Francisco que hoje são 16 municípios”, diz Adelmo Alves de Macedo.
Para o presidente da Fames e prefeito de Monte Alegre, Antônio Rodrigues, Tonhão, a palestra foi bastante proveitosa. “É o papel da Fames ajudar os prefeitos a governar os municípios. Quando percebemos que a grande maioria dos municípios não fazia o uso do recurso MAC, em alguns casos até desconheciam a existência dele, decidimos organizar essa palestra que, com toda certeza, foi bastante esclarecedora. A saúde pública vem enfrentando problemas diários e quem sofre as consequências de tudo é a população que, apesar de pagar tantos impostos, não consegue usufruir de um serviço de qualidade”.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B