Mesmo diante do turbilhão de informações que são publicadas diariamente nos veículos de comunicação e por autoridades governamentais, ainda há muitos questionamentos sobre os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a contaminação do novo coronavírus em crianças, as quais merecem uma atenção especial. Apesar de ser a faixa etária com menor incidência de contágio, já há casos confirmados e mortes.
“A infecção na criança é bem pequena, inclusive, a letalidade também é baixíssima. Então, tem algum fator de proteção em crianças que essa resposta só vai poder ser respondida daqui a algum tempo, depois dos estudos mais aprofundados nesse tema. Mas também temos percebido alguns casos de quadros multissistêmicos, que chamamos, na pediatria, de Síndrome Inflamatória Multissistêmica, ou seja, algumas crianças estão evoluindo em casos graves, de acometimento de vários órgãos, levando, inclusive, a óbito. Já foi emitido parecer pelo Ministério da Saúde para estarmos vigilantes e monitorando esses casos. Não é algo que a gente deva desconsiderar completamente. A covid-19 atinge, sim, a faixa pediátrica, apesar de ser menor o número de casos e de letalidade em relação aos adultos”, explica a infectologista.
Sintomas
As UBS são a porta de entrada para a rede municipal. No entanto, se apresentar sintomas e tiver comorbidades, é preferível que busque uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que pode ser tanto a Fernando Franco (zona Sul) quanto a Nestor Piva (zona Norte), destinadas ao atendimento de casos mais graves.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B