Panfletagem sobre Aids ocorre na Passarela da Orla

Teste rápido deve ser estimulado (Foto: Ascom SMS)

Sábado é o dia “D” da Luta contra Aids e neste dia Aracaju terá panfletagem às 20h, na Passarela do Caranguejo. No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e a ação promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sensibilizará cidadãos e turistas para importância da prevenção e diagnóstico precoce do HIV.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, reforça que estimular os aracajuanos a fazer o teste rápido para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C é fundamental. A iniciativa da panfletagem visa, justamente impactar a opinião pública para a questão, levando a mensagem da prevenção para um dos pontos de lazer e turismo centrais da capital sergipana.

“Em Aracaju temos 1.012 pessoas vivendo com HIV e Aids acompanhadas pelo SAE – Serviço de Assistência Especializada às Pessoas Com HIV e Aids, sendo 4 crianças com HIV, 13 crianças com Aids e 67 em situação de exposição ao vírus, 293 adultos com HIV e 635 com Aids. A população precisa se conscientizar dos riscos de uma relação sexual sem uso do preservativo, superar preconceitos, tabus e conhecer mais sobre HIV/Aids, DST's e as formas de prevenção”, explica a secretária.

Vivendo com HIV

O coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, acrescenta que hoje a Aids não é mais motivo de pânico nem sinônimo de fim da vida. O Brasil é referência em tratamentos de Aids e atualmente já é possível que os portadores do vírus mantenham uma rotina de vida normal.

“Embora ainda sem cura, a Aids, quando diagnosticada precocemente, tem tratamento. Com isso, é possível garantir saúde e qualidade de vida às pessoas soropositivas. Mas, para isso, é preciso prevenir e fazer o teste rápido para HIV, para assegurar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, diz o coordenador.

Testes rápidos

Durante a panfletagem, os técnicos da SMS informarão que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é necessário apenas ter em mãos o número do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Foto: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais