Peça atrasa e pacientes continuam sem radioterapia

Legenda

O tratamento de radioterapia para os pacientes do Hospital Cirurgia continua interrompido por causa do atraso na chegada de uma peça essencial ao funcionamento da máquina. A direção do HC fez a compra do objeto fora do estado, mas segundo os Correios, a encomenda ainda não chegou a Sergipe.

A assessoria de comunicação do Hospital Cirurgia explicou que o problema na máquina foi detectado na quinta-feira, dia 31, e que na mesma semana, um engenheiro elétrico de Belo Horizonte (MG), que presta serviços ao hospital, chegou a Sergipe para verificar a situação. O profissional constatou que o defeito estava localizado na peça que sensibiliza e direciona a radiação para a área do corpo determinada pelo médico para receber o tratamento.

Ainda de acordo com a assessoria, a peça foi comprada fora de Sergipe e enviada na segunda-feira, 4 de abril, via Correios, com previsão de entrega de no máximo, 5 dias. Como a encomenda não chegou ao HC, houve contato com os Correios, que informaram que a peça não tinha chegado, e que neste caso, remetente deveria ser contatado para que fizesse uma reclamação formal.

“Assim que a peça chegar, nós colocamos a máquina para funcionar. Sabemos que as pessoas precisam voltar ao tratamento o mais rápido possível, mas sem a peça, não dá para colocar a máquina em funcionamento”, lamenta o assessor de comunicação, Márcio Alexandre.

Dados do Grupo Mulheres de Peito, que reúne mulheres que lutam contra o câncer, apontam que pelo menos 60 pacientes tiveram o tratamento interrompido no Hospital Cirurgia. "Existem pacientes que precisam de quatro ou cinco sessões para terminar o tratamento e estão em uma espera angustiante. A gente tentou saber da peça, dizem que ela está vindo, mas enquanto isso, quem sofre são os pacientes. A gente sabe que vai começar o tratamento, mas não sabe quando vai terminar. É desesperador e angustiante", relata Aline Souza, fundadora do grupo.

Correios

A assessoria de comunicação dos Correios confirmou que a peça não chegou a Sergipe e que toda a equipe do Centro de Entrega de Encomendas está ciente do problema e preparada para assim que chegar a peça, fazer a entrega imediata. Além disso, a assessoria informou que a regional de Sergipe já entrou em contato com outras regionais para localizar o objeto e agilizar o envio.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais