(Foto: Luiz Carlos Lopes Moreira Ascom/SEAGRI) |
Após a interligação com a plataforma de gestão agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) permitindo que Guia de Trânsito Animal (GTA) seja consultada diretamente do banco de dados daquele ministério em todo o território nacional, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) dá mais um passo na modernização do sistema e-GTA e coloca Sergipe como o primeiro Estado do país a permitir que o produtor rural emita o documento pela internet diretamente de sua propriedade.
O lançamento oficial do sistema aconteceu na manhã da terça-feira, 25, no auditório da Emdagro, pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, que destacou a funcionalidade e os benefícios que serão viabilizados com o acesso via internet do GTA. “Esse sistema vai beneficiar em muito o produtor porque ele vai acessar seu guia de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet. Agora, o sistema trará também muitas responsabilidades, uma vez que eles deverão ter muito cuidado com as informações prestadas”.
Sobral salientou ainda que o Estado de Sergipe, nos últimos anos, vem se destacando nacionalmente por ser um Estado cujas ações desenvolvidas abrangem a agropecuária como um todo. “Quanto a Emdagro, quero dizer que esse é um setor importantíssimo para a agropecuária sergipana, tenho orgulho de dizer que estou muito feliz por estar participando de um momento tão vanguardista quanto esse”, sintetizou.
José Macêdo Sobral, representou o governador Marcelo Deda e o vice Jackson Barreto, agradecendo na oportunidade a presença de pecuaristas representados por diretores de várias associações. Citou a presença do Governo da Bahia, representado por diretores da ADAB que sinalizaram a introdução do sistema pioneiro de Sergipe, naquele Estado. Elogiou o trabalho da Emdagro ressaltando o esforço de todos da empresa, notadamente da Diretora de Sanidade Animal e Vegetal, Salete Dezen, símbolo de dedicação e trabalho em prol da defesa. Ele enfatizou o avanço que o sistema informatizado passou a propiciar aos criadores, conectando Sergipe ao Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento (MAPA), permitindo o acompanhamento de animais em trânsito, provocando uma coparticipação dos criadores no processo preventivo.
“Sergipe e todos os presentes presenciam um fato histórico que coloca o nosso Estado, mais uma vez na vanguarda do setor agropecuário nacional. Isso muito nos honra e potencializa um referencial pelo trabalho sério e consciente chamando a atenção do País para o nosso pequenino estado, cujo governo, investe em tecnologia e oportuniza assim meios para que os agropecuaristas possam no dia e horários mais convenientes, e em qualquer lugar seja na sua fazenda, seu município, seu Estado ou qualquer outro Estado ou País, emitir via internet, a Guia de Transito de Animais, tornando-se o primeiro Estado brasileiro a contar com essa inovação”,afirmou o Secretário.
José Sobral transmitiu aos presentes a saudação do governador Marcelo Deda e do Vice Jackson Barreto asseverando a alegria deles pelo feito que a Secretaria de Agricultura de Sergipe materializou, através da sua vinculada a Emdagro.
Positividade de Gestão
Na visão do criador Paulo Escariz, o sistema traz mais confiabilidade. “Essa nova modalidade de emissão do GTA vai trazer mais conforto e confiabilidade a todos que a utilizam, além de permitir que outras pessoas saiam da informalidade”, disse ele, acrescentando que está muito feliz em ver como com o Estado de Sergipe pensa a agropecuária.
Paulo Escariz representou no ato os pecuaristas do Estado e externou sua satisfação com o que ali se materializava, destacando o acerto do governador na escolha do Secretário José Sobral, determinante para garantir a efetiva e muito forte presença do governo atuante junto aos pecuaristas, uma vez que inexistia essa interação anteriormente, sanadas com a nova e interativa gestão da Agricultura, traduzida pela modernização das exposições e feiras agropecuárias do Estado, pela promoção de palestras e pela proximidade do gestor. “Hoje temos um secretário que pensa na atividade o ano inteiro, estimulando o criador como coparticipante do desenvolvimento de Sergipe. Essa inovação com a GTA é mais um benefício que se agrega a uma série de motivações intermediadas em nome do governo do Estado”, concluiu.
Fonte: Ascom Emdagro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B