(Foto: Portal Infonet) |
Os pediatras que pediram demissão do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) já manifestaram interesse em retornar ao trabalho e vão definir, de forma emergencial, as novas escalas para que os mesmo possam atuar na unidade de saúde.
Durante audiência realizada nesta quinta-feira, 23, no Ministério Público Estadual (MPE) foi informado pela direção da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) que já foram ativadas sete salas no centro cirúrgico e no prazo de 30 dias, as nove salas estarão em pleno funcionamento. Uma sala será preferencialmente para as cirurgias pediátricas.
Para a promotora Euza Missano, tudo o que fora pactuado está sendo cumprido. “O Huse permanecerá com sua escala ainda que inicial por 60 dias, mas com assistência da pediatria para realização das cirurgias pediátricas, as visitas as enfermarias e o acompanhamento as crianças que vem a ser operadas pelo cirurgião geral. O MP irá monitorar o cumprimento de todos os passos que foram aqui pactuados, e o MP vai agendar audiências posteriores para que o monitoramento exista e caso não haja cumprimento haverá a necessidade de uma judicialização, mas não acreditamos nisso e estamos apostando nessa composição”, afirma a promotora.
De acordo com o diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Wagner Andrade, novas escalas serão feitas. “A equipe de cirurgia pediátrica montou uma escala, lógico que ainda não está completa como a gente queria, porque estamos esperando a chegada de novos profissionais, mas acho que a gente já tem uma boa resposta e um bom avanço para a cirurgia pediátrica”, afirma.
Na audiência, a direção da FHS informou ainda que já foi realizado o chamamento público com encaminhamentos as diversas sociedades de cirurgias pediátricas e Sociedade Brasileira de Pediatria em busca de contração dos médicos como forma de regularizar a escala que atualmente é de cerca de seis cirurgiões-pediatras, sendo que o essencial seriam 14 cirurgiões-pediátricos. “A gente mandou para todos os CRMs, estamos levando encartes para trazer pra Sergipe mais cirurgiões para compor o huse. É uma especialidade escassa no país, acredito que demos um grande pontapé para resolver o problema”, conta Wagner.
Prazos
A FHS se comprometeu ainda em 15 dias disponibilizar colchão térmico para a pediatria e /ou controle térmico da sala destinada as cirurgias pediatrias; completo material anestésico pediátrico, descartável e de uso permanente; aquisição de roupas privativas para uso pelos acompanhantes no centro cirúrgico SRPA, além de disponibilizar instrumental cirúrgico especifico para dissecção venosa.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B