|
Audiência foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13 (Fotos: Portal Infonet) |
Os pediatras da Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel procuraram o Ministério Público Estadual (MPE) para reclamar dos problemas de superlotação, o que acarreta em sobrecarga de trabalho e da falta de segurança. São dois profissionais atendendo em média 110 pacientes por dia. Enquanto isso, a urgência pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva continua fechada, estando funcionando apenas a da UPA Fernando Franco e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O problema foi discutido em audiência na manhã desta sexta-feira, 13. Categoria cobra a reabertura do Nestor Piva.
Na ocasião, o coordenador do Setor de Pediatria do Hospital Santa Isabel, Dr. Renato Amorim informou que atualmente o Hospital Santa Isabel vem atendendo a demanda de baixo risco de maior parte da zona norte de Aracaju e do município de Nossa Senhora do Socorro.
|
Renato Amorim: "Temos vários problemas peculiares para cada turno" |
“Atualmente nós estamos com dois pediatras para atender a uma demanda de 110 pacientes por dia, divididos mais ou menos assim: 40 pela manhã, 40 à tarde e 30 à noite. Para o profissional que chega durante a manhã é relativamente mais fácil porque ele não pega a rebarba do turno da noite. Mas quando chega a tarde, ele pega resultado de exames que precisam chegar, crianças no soro, crianças esperando raio-x. Então se o problema da tarde não foi resolvido, sobra pra o pessoal da noite e a noite é longa, entra pela madrugada o profissional se esgota muito mais fácil do que o pessoal do dia. Temos vários problemas peculiares para cada turno e todos eles recaem sobre o problema da falta de profissionais em número suficiente para atender essa grande demanda”, destaca.
Ele enfatizou que o Hospital Santa Isabel “não oferece condições de segurança para os médicos, já tendo ocorrido casos de ameaças aos profissionais durante a realização de atividades”.
Huse
|
Cristiane Barreto: "Huse atende de 250 a 300 crianças por dia" |
A coordenadora do Setor de Pediatria do Huse, Drª Cristiano Barreto informou que a unidade de saúde tem uma boa parceria com o Hospital Santa Isabel, mas também está com uma demanda elevada. “Por causa desse período de doenças sazonais, o setor de pediatria do Huse vem atendendo diariamente em torno de 250 a 300 crianças e 60% dos atendimentos que estão sendo feitos, é proveniente do município de Aracaju. Nós não vamos fechar as nossas portas nunca, mas sem o Santa Isabel e sem o Fernando Franco, será o caos”, entende.
Município
A coordenadora da Rede Hospitalar de Urgência e Emergência da Prefeitura de Aracaju, Maria Cecília Mendonça, descartou a possibilidade de reabertura da UPA Zona Norte [Nestor Piva]. “A referência do município de Aracaju para a pediatria é a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte e do Hospital Santa Isabel. Não existe nesse momento possibilidade de reabrir a pediatria do Nestor Piva em virtude da deficiência no número de pediatras. Vamos discutir com a secretária de saúde, as formas de implementação de serviços ao Santa Isabel”, afirma acrescentando que no Fernando Franco são três pediatras para atender uma média de 90 crianças por dia.
|
Cecília Mendonça: "Nossa referência é o Fernando Franco e o Santa Isabel" |
O promotor Fábio Viegas determinou o envio de e-mail contendo a relação das unidades básicas de saúde do município de Aracaju que contam com médico pediatra e a realização de uma reunião entre a secretária municipal de Saúde, Stella Maris e a diretoria do Hospital Santa Isabel com a finalidade de discutir formas de suprir a demanda existente. Uma nova audiência foi marcada para o dia 23 de julho.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B