Perícias iniciais serão realizadas a partir de segunda-feira (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os médicos peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) regularizarão as atividades na próxima segunda-feira, 25. A informação vem do sindicalista Rômulo Nascimento, delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência (ANMP).
De acordo com o dirigente da ANMP, o Governo Federal ainda não fechou entendimentos com a categoria, mas os peritos entendem como necessário o retorno às atividades para não causar maiores prejuízos do que aqueles já registrados junto à população que necessita das perícias médicas para ter acesso os benefícios sociais do governo. A categoria em Sergipe segue a orientação nacional.
De acordo com o delegado da ANMP, os mais penalizados são aqueles trabalhadores que necessitam da perícia inicial para receber os benefícios da seguridade social, nos casos nos quais os trabalhadores são afastados da atividade profissional por questões de saúde. O dirigente revela que durante a greve, o INSS atuou com um efetivo mínimo neste ramo de atividade, mas o número de médicos disponíveis não foi suficiente para atender a demanda. “Mantivemos um efetivo mínimo, mas se acumulou muita gente sem fazer perícia inicial e está sem receber salários”, considerou Nascimento. “E esta é uma atividade principal porque implica subsistência”, reconhece.
De acordo com o representante dos peritos, a pauta de reivindicações está vinculada à carreira. “É o salvamento da carreira, que está sendo sucateada porque o governo não repõe o quadro”, comenta. Ele explica que se traduz na sobrevivência da própria perícia médica, que vem sendo terceirizada pelo Ministério da Previdência Social. “O colapso na Previdência está prestes a acontecer com ou sem greve”, alerta. As perícias iniciais serão asseguradas e as demais serão reagendadas, segundo Nascimento.
O diretor executivo do INSS em Sergipe, Roberto Melo, informou que apenas ficou informado sobre o fim da greve por meio da imprensa e não falou sobre a greve, assegurando que o tema é tratado diretamente pelo governo federal.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B