Plano de Combate ao Aedes segue com ações em toda a cidade

A decisão de elaborar e pôr em prática este Plano foi tomada após a divulgação do último LIRAa (Foto: André Moreira)

Apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 28 de junho, o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju para coibir o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika, está há um mês em plena execução em toda a cidade. A decisão de elaborar e pôr em prática este Plano foi tomada após a divulgação do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), em 17 de maio, que apontou o aumento do risco de proliferação do mosquito em determinados bairros da capital.

Mesmo sem epidemia de dengue, em Aracaju as atividades de prevenção desenvolvidas pela gestão municipal, ao longo de todo o ano, foram reforçadas para manter o controle de ocorrência das doenças e, consequentemente, evitar mortes em decorrência dos vírus transmitidos pelo mosquito.

Ao todo, 20 diretrizes foram estabelecidas no Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, entre elas a designação de duas equipes de agentes durante a noite, das 19h às 22h, para visitar casas que estavam fechadas durante o dia; visitação de todas as escolas para eliminação dos focos; trabalho de campo em quatro sábados por mês; aplicação do fumacê costal; realização do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) a cada dois meses, como recomendado pelo Ministério da Saúde; realização de mutirões de limpeza; monitoramento quinzenal estratégico dos pontos de proliferação; entre outras ações que estão sendo plenamente executadas.

Intervenção Noturna

A primeira etapa da intervenção noturna ocorreu contemplou os bairros Aruanda, Atalaia, Cirurgia, Industrial, Jardim Centenário e Santos Dumont. O critério de seleção das localidades considerou o notificação de caso de, no mínimo, um caso de dengue confirmado. nestes bairros, foram realizadas as ações de bloqueio de transmissão. Essa operação contou com o envolvimento de 20 agentes de endemias por dia. Foram visitados 429 imóveis, sendo que 29% destes continuaram sem a inspeção dos agentes, pois estavam fechados. Nos imóveis trabalhados durante a intervenção foram eliminados 99 criadouros, 53 foram tratados.

No bairro José Conrado de Araújo, foram realizadas ações de bloqueios de transmissão. Na operação, 20 agentes de endemia por dia participaram da ação. Dos 762 imóveis visitados, 351 receberam a inspeção dos agentes. Os demais não foram vistoriados porque estavam fechados.

Mutirões

Ainda no bairro José Conrado de Araújo, no último sábado, dia 27, foi realizado o quarto mutirão do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti. Na ocasião, 130 agentes, sendo 80 de limpeza e 50 de endemias, atuaram no combate ao mosquito transmissor da dengue e 761 imóveis foram visitados pelos profissionais. Antes realizados quinzenalmente, os mutirões de combate ao Aedes são realizados, agora, todos os sábados.

Além do mutirão realizado no bairro José Conrado de Aracaju, o Plano já contemplou, com essa ação, os bairros Japãozinho, Santa Maria e Olaria, totalizando 2.246 imóveis vistoriados pelos agentes de combate à dengue da SMS. Entre as residências inspecionadas, 402 criadouros do mosquito foram encontrados e eliminados. Durante as ações, 113 servidores da saúde participaram de todos os quatro dias do programa de combate ao mosquito.

Durante o mutirão realizado no bairro Japãozinho, foram visitados 610 imóveis, sendo que 221 continuaram sem a inspeção dos agentes, pois estavam fechados. Nos imóveis trabalhados durante a intervenção foram eliminados 33 criadouros, e sete foram tratados. Essa ação incluiu a participação de 24 agentes.

O segundo sábado de mutirão ocorreu no bairro Santa Maria, onde 1.037 imóveis receberam a visita dos agentes da SMS e 640 residências os donos estavam presentes e as inspeções foram desenvolvidas. Na ocasião, 248 criadouros foram eliminados e destes, 18 foram tratados. A atividade na localidade contou com o envolvimento de 39 agentes de endemia.

Realizado no dia 20 de junho, o terceiro sábado de mutirão, no bairro Olaria, envolveu 50 agentes e durante as atividades, 1963 imóveis receberam a visita dos profissionais. Ao todo, 1250 residências foram visitadas durante a ação. Durante as inspeções, 121 criadouros foram eliminados e 12 passaram por tratamento.

Durante o mês de intensificação de atividades, foram realizadas ações de campo de identificações e eliminações de criadouros, localização de terrenos e imóveis abandonados e fechados, promoção de edução em saúde e limpeza e retirada de volumosos e entulhos em terrenos e ruas, com o trabalho de desobstrução de redes pluviais e esgoto.

As ações promovidas pela Prefeitura de Aracaju envolveram, além da SMS e da Emurb, a Secretaria de Ação Social, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais