Plano de contingência reforça monitoramento no fim ano

O atestado deverá ser encaminhado à unidade da FHS mais próxima (Foto: Arquivo Infonet)

Visando manter o atendimento nas unidades geridas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) durante as festas de fim de ano, a entidade realizará um maior monitoramento das faltas de profissionais nos serviços de urgência e emergência. Por isso, a FHS determinou algumas modificações na fiscalização da ausência do servidor e na apresentação de atestados médicos, no período que corresponde às comemorações de Natal e Ano Novo, ou seja, entre os dias 23 de dezembro e 4 de janeiro de 2016.

Segundo a diretora operacional da Fundação, Márcia Guimarães, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a FHS definiram que, durante essa ocasião, todos os atestados médicos que justifiquem a falta de servidor deverão ser entregues conforme fluxo de atendimento específico. “Essa informação já foi passada à gestão de cada unidade e divulgada entre os servidores no site da entidade e nos murais próximos aos pontos de biometria”, ressalta.

A gestora informou que recebeu Ofício do Ministério Público Estadual (MPE/SE) e encaminhou a este órgão as escalas assistenciais das unidades geridas pela FHS nesse período. “No interior, o atestado deve ser entregue nas respectivas unidades de trabalho do servidor, com prazo máximo de 24 horas a contar pela data de expedição do documento, no horário das 8h às 11h, no plantão administrativo do local”, esclarece Márcia Guimarães.

Para o servidor do Samu que trabalha em bases do interior, o atestado deverá ser encaminhado à unidade da FHS mais próxima. Ainda segundo a gestora, no caso dos servidores da capital, incluindo os do Samu, o documento deverá ser entregue no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ou na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), nos horários e locais de funcionamento demonstrados na tabela ao lado.

Acompanhamento

Tanto nas unidades da FHS da capital quanto do interior, o fluxo para acompanhamento será o seguinte: primeiro a recepção do requerimento no setor responsável (Huse ou MNSL no caso de Aracaju, e gestor local quando for nos municípios), depois uma lista de requerimentos organizada pelo plantonista do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) que, posteriormente, será entregue a uma comissão formada para este fim.

“É importante ressaltar que será organizada uma comissão de análise de atestados médicos apresentados no período, com o intuito de melhor resolver os casos e realizar os encaminhamentos necessários para a solução dos desfalques na escalas de serviço. Este grupo poderá, inclusive, realizar visitas domiciliares, por amostragem, caso julgue necessário”, completa Márcia Guimarães.

A Diretoria Operacional da Fundação aproveita para reiterar aos gestores que reforcem com suas equipes a seriedade e o compromisso que devem ter com a assistência. “Estaremos em constante monitoramento dos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público e Tribunal de Contas. A taxa de ausência do servidor neste período será observada e tratada com o rigor necessário”, avisa Márcia Guimarães, colocando-se à disposição para prestar qualquer informação complementar.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais