Plantão psicológico: clínica-escola oferece serviço à população

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a população brasileira é a mais ansiosa do mundo e o Brasil está em segundo lugar no ranking de depressão das Américas. Por isso, o cuidado com a saúde mental tem se tornado cada vez mais prioritária, já que evita o adoecimento da mente e, consequentemente, do corpo. Em Sergipe, a população tem uma opção para buscar ajuda: o plantão psicológico da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes.

Criada em 2001, a clínica se destaca pela prestação de serviços voltados para o cuidado com a saúde mental. Alunos, colaboradores, professores e comunidade em geral têm acesso à psicoterapia individual, terapias de grupo, de casal e família, além do acolhimento emergencial. Este último, é uma modalidade que visa o enfrentamento de situações, conflitos e necessidades momentâneas em que, muitas vezes, a pessoa tem receio de buscar conselhos de amigos ou familiares. “É um momento que se diferencia de tudo aquilo que essa pessoa experimenta fora, na vida cotidiana. Com ausência de julgamento e uma perspectiva de acolher. Onde ela se sinta à vontade para se expor independente daquilo que vai falar e de quem ela seja, e se sinta acolhida. Para ser atendido no plantão, não precisa de marcação prévia. A proposta é que essa pessoa tenha acesso a acolhimento naquele momento em que sente necessidade de escuta, orientação e psicoeducação”, explica a coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Jamille Figueiredo.

A busca espontânea, indicação ou encaminhamento de outros serviços de órgãos governamentais são as principais formas pelas quais o paciente chega à Clínica de Psicologia. Todos os atendimentos realizados lá, inclusive o plantão psicológico, são disponibilizados para toda a população sergipana, inclusive docentes, colaboradores e estudantes da universidade. “Já realizamos o acolhimento de pessoas que estavam precisando naquele dia, viram a placa com o nome ‘Clínica de Psicologia’, entraram e já foram acolhidas. A partir dali teve um direcionamento: ou continuou fazendo psicoterapia ou foi encaminhada para outro serviço, ou a própria pessoa entendeu ali no plantão que o que precisava, era o acolhimento daquele momento. Então, pode ser que ela tenha a necessidade de buscar o plantão novamente em algum outro momento, mas nem sempre a pessoa que vai para o plantão precisa continuar fazendo psicoterapia”, esclarece.

Além de ser um espaço para cuidar da saúde mental, o local funciona como clínica-escola para estudantes do último ano do curso de psicologia. “Temos preceptores maravilhosos que nos orientam a como lidar com as diversas demandas que recebemos e que mexem um pouco com os sentimentos. Conseguimos pôr em prática tudo aquilo que aprendemos em quatro anos e meio na sala de aula, e identificar que tudo o que foi ministrado, cada disciplina e grade curricular foi projetada para favorecer para que nesse momento estamos vivenciando agora, fosse vivenciado de forma mais suave. Tudo o que eu tenho para dizer é que a Clínica é maravilhosa”, afirma o futuro psicólogo Jhon Lennon.

Serviço

O plantão psicológico acontece de segunda a sexta, das 8h às 20h, e não é necessário agendamento prévio. Para ter acesso ao atendimento na Clínica de Psicologia, o interessado pode comparecer presencialmente na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), ou se preferir, entrar em contato pelo telefone 3218-2213 ou WhatsApp (79) 98107-9590. Há uma taxa de R$ 50 mensais, que pode ser isenta da população de baixa renda, caso a assistência social comprove a impossibilidade do pagamento.

Fonte: Ascom/Unit-SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais