Poliomielite: governo abre campanha de vacinação em SE

Secdretária de Estado abre campanha em São Cristovão (Foto: Ascom/SES)

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, participou na manhã deste sábado, 8, da abertura nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite. O lançamento da campanha no Estado foi realizado oficialmente na Unidade de Saúde da Família Maria José Soares Figueiroa, no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. A abertura da vacinação contou com a presença da prefeita do município, Rivanda Farias.

Em Aracaju, a campanha foi aberta oficialmente pela secretária municipal de saúde, Gorete Reis, na Unidade de Saúde da Família Anália Pina, no Almirante Tamandaré, com a perspectiva de imunizar 39 mil crianças a partir dos seis meses de idade até menores de cinco anos. Segundo a SMS, em Aracaju todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, ininterruptamente, tendo disponíveis 40 mil doses de vacina.
A campanha prosseguirá até o próximo dia 21. Em Sergipe, há 400 postos de vacinação fixos e móveis distribuídos nos 75 municípios sergipanos, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde.

“A história da imunização em Sergipe demonstra o grande trabalho que tem sido feito pela nossa coordenação. É um trabalho de formiguinha e que nos faz mudar os indicadores e nos faz avançar na melhoria da Saúde. Por isso, nós precisamos que os municípios trabalhem, através de suas equipes, principalmente dos agentes comunitários, que estão lá na ponta, para que possamos atingir nossa meta. No ano passado, conseguimos 100% de cobertura na vacinação contra a Poliomielite e esperamos conseguir esse mesmo índice nessa campanha”, comentou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

A prefeita Rivanda Farias, de São Cristovão, levou o filho, Salomão Batalha, que completou um ano e nove meses, para receber as gotinhas da vacina. “Essa é uma campanha fundamental, pois sabemos da importância dessas duas gotinhas na boca dos nossos filhos. Por isso, quero agradecer ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde pela parceria na realização da campanha aqui em São Cristóvão, todos estão de parabéns”, observou a prefeita.

No posto do conjunto Eduardo Gomes, o pequeno João Guilherme, de apenas um ano e oito meses foi o primeiro a ser vacinado. A mãe do menino, a técnica de enfermagem Lucimar Santos, explica os motivos que a levaram a vacinar o seu filho logo no primeiro dia. “Não quis deixar para depois. Como trabalho na Saúde, sei da importância de manter o cartão de vacinação atualizado”, observou.

Meta

A meta do Ministério da Saúde é que sejam vacinadas 95% das crianças com idade entre seis meses a cinco anos. Em Sergipe, há um universo superior a 150 mil crianças nesta faixa etária, conforme estatística da SES. De acordo com a gerente do programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Oliveira, foram mobilizados dois mil profissionais de saúde e 250 veículos para a campanha em todo o Estado. “Nós temos 157.865 crianças para vacinar e a meta do Ministério da Saúde para Sergipe é imunizar 150 mil, o que corresponde a 95% da população alvo”, disse.

Segundo a secretária de Saúde de São Cristóvão, Farahide Pereira, a meta de 95% representa 6 mil crianças no município. “Estamos vacinando em todas as unidades, inclusive na zona rural. Para isso, recebemos 8 mil doses de vacina através da SES. Essa parceria tem sido fundamental, pois sem o apoio da Secretaria Estadual da Saúde não seria possível a realização dessa campanha”, destacou.

Esta é 34ª versão da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o 24º ano da doença erradicada no Brasil. “Temos conseguido bons índices de vacinação contra a poliomielite nos últimos anos: 99,5%, 96,6%, 100% e 99,7%, entre os anos de 2009 e 2012, respectivamente. Queremos vacinar 100% das nossas crianças para garantirmos que a doença continuará erradicada em nosso país”, disse Sândala Oliveira.

A vacina é administrada por via oral e só não podem tomar a dose as crianças que estiverem com febre e vômito. “Neste caso, elas devem ser levadas aos postos de vacinação após a febre e o vômito cessarem”, explicou a gerente do programa de Imunização da SES.

Com informações da Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais