Segundo populares a unidade não conta com médico (Fotos: Portal Infonet) |
Os moradores do município de Itaporanga D’Ajuda reclamam da falta de médico na Unidade Básica de Saúde da Família Getúlio Sávio Sobral. Populares que necessitam de atendimento médico de urgência tem que se deslocar até uma outra unidade de saúde a exemplo do 24 Horas para ser atendido por um especialista.
Segundo a dona de casa Clecia Silva Santos apenas alguns procedimentos são feitos com o próprio enfermeiro. “Tem enfermeira para olhar um exame, dar vacina, fazer um curativo e mais nada. O local não tem pediatra. Semana passada precisei levar meu filho a um pediatra e tive que me deslocar até o posto 24 horas que fica na entrada da cidade”, desabafa.
O morador Renato Dantas também disse desconhecer a existência de médico na unidade. “Sei que tem enfermeira para tirar pressão, fazer curativo, agora médico eu nunca vi aqui ”, diz Renato.
Direção
Renato Dantas disse desconhecer que exista médico na unidade |
A equipe do Portal Infonet esteve no posto e conversou com a coordenadora da unidade, Lurdes Santos Melo que informou que até o momento aguarda um comunicado por parte da Secretaria de Saúde do Município para saber como ficará a situação. Segundo ela, a unidade conta com uma enfermeira que realiza exame de lâmina, afere a pressão e faz o primeiro atendimento as grávidas.
Sobre a falta de médico, Lurdes Santos garante que a unidade conta com uma médica que faz o atendimento na quinta e sexta-feira e que há a possibilidade de que ela permaneça no posto.
Após o fechamento desta matéria, a assessoria de comunicação da prefeitura de Itaporanga entrou em contato com a equipe de reportagem do Portal Infonet para esclarecer a situação. De acordo com a assessoria, a falta de médicos existia, mas a nova secretária de saúde, sob autorização da prefeita recém-empossada, já tomou novas medidas para em relação à unidade de saúde. A assessoria também se comprometeu a encaminhar nesta quinta-feira, 3, um documento contendo a escala diária e os nomes dos médicos que assumirão os plantões nas unidades.
Em nota, a assessoria de comunicação do município de Itaporanga D'Ajuda, esclarece que: "Recebemos a unidade de saúde sem profissionais para atender a comunidade local, já que muitos deles eram contratados e alguns efetivos estavam em desvio de função. Além disso, a unidade de saúde foi entregue com os torpedos sem oxigênio, sem medicamentos, sem ventiladores, entre outros.
Informamos ainda que os carros que transportam os profissionais da saúde, integrantes do PSF (Programa de Saúde da Família) estão todos quebrados, sem a mínima condição de uso, o que está impossibilitando o deslocamento das 11 equipes do PSF para atender os moradores dos 48 povoados do município.
Diante o caos, a secretária de Saúde, Elisônia Moura, está preparando um relatório que será encaminhado para os órgãos de fiscalização, mostrando a realidade em que as unidades de saúde foram encontradas. A secretária, por determinação da prefeita Gracinha, está também adotando as medidas cabíveis a fim de que o atendimento seja restabelecido em sua totalidade o quanto antes possível".
*A matéria foi alterada às 18h09 desta quinta-feira, 03, para acréscimento de informações fornecidas pelas assessoria de comunicação do município.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B