População é orientada a usar corretamente o Samu 192

Evento ocorreu no Shopping Riomar (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Em uma tarde marcada pelo clima de diversão e alegria, aconteceu mais uma edição do projeto “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote”. Desta vez, o local escolhido foi o shopping Riomar. A ação organizada pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Nep/Samu 192 Sergipe) tem como finalidade orientar crianças, jovens e adultos sobre os prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas através do número 192, além de contribuir para o salvamento de vida e a valorização dos profissionais.

“As falsas chamadas comprometem a assistência. Por isso, o objetivo da campanha é combater essa brincadeira desagradável que causa o desgaste da equipe e o desperdício de dinheiro público. O evento é voltado para crianças, jovens e adultos para que possam colaborar com a redução dos trotes”, destacou o coordenador NEP/ Samu, Ronei Barbosa.

Durante a ocasião, quem esteve no shopping participou de simulações de atendimento realizadas pelo serviço durante as ocorrências.

“A intenção é aproximar a população do serviço. Toda estratégia é desenvolvida através de atividades lúdicas. O nosso foco principal é reforçar estes conteúdos. As crianças são as que mais costumam passar trotes. Para isso é importante conscientizá-las”, complementa Ronei Barbosa.

Izabelle Cury, 6 anos, contou que aprendeu bastante com os profissionais do Samu. “Os tios disseram que não é legal passar trote para o Samu porque isso pode atrapalhar uma outra pessoa que realmente precisa dele”, declarou a menina.

Já para Cristiane Cury, a mãe de Izabelle, o momento foi muito oportuno para tirar dúvidas. “Durante a explicação dos profissionais das rotinas de atendimento e como acontecem os atendimentos pré-hospitalares em alguns casos. Acredito que essa ação fortalece, ainda mais, a missão do serviço que é salvar vidas”, falou.

Como usar corretamente o Samu?

Durante a ação, os participantes aprenderam que, ao ligar gratuitamente para o 192, o solicitante é atendido pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que, após colher alguns dados como endereço, ponto de referência, nome e número do telefone do solicitante e o tipo de ocorrência, a ligação é direcionada para um médico regulador. Ele é responsável por prestar orientações e em caso de alguma necessidade, envia Motolância, Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ao local solicitado.

“O primeiro contato ajuda o médico regulador a designar o envio de uma USB ou da USA de acordo com a gravidade do caso. Por se tratar de um atendimento de urgência e emergência, o Samu deve ser solicitado apenas para casos como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral, acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalhos de parto onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos, choques elétricos, etc”, enalteceu Ronei Barbosa.

fonte: Ascom SES

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