José Ailton diz que segurança é encontrado no posto alumas vezes |
Funcionários e pacientes dos postos de saúde da capital reclamam da falta de segurança nas unidades. Nesta terça-feira, 26, a equipe do Portal Infonet esteve em alguns postos para saber a opinião dos moradores quanto à segurança nas unidades de saúde da família.
No ultimo final de semana, cinco pessoas foram detidas após tentarem invadir e desacatar guardas municipais nas Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco. Segundo o coronel Enilson Aragão, representante da Guarda Municipal, houve um desentendimento de alguns usuários e funcionáros da unidade, sendo necessário a intervenção da guarda municipal. Todos foram encaminhados a plantonista sendo liberados em seguida. Eles responderão por depredação do patrimônio público, agressão e desacato.
O soldador José Ailton de Farias diz que a falta segurança também atinge o Posto José Machado de Souza, situado no bairro Santos Dumont. “Já ouvi pessoas se queixando do problema. Algumas funcionárias já disseram que foram vítimas de assalto. Minha esposa foi assaltada aqui no ultimo sábado, 23, quando ia para o trabalho. Assim que ela passou pelo posto, dois caras de moto botaram a mão no bolso e anunciaram o assalto. Aqui dentro do posto de vez em quando tem segurança, mas é insuficiente e segurança desarmado não serve”, conta.
Funcionários dizem que o Adel Nunes está sem segurança |
No posto de saúde Adel Nunes, situado no bairro América, a situação não é muito diferente. Só que lá, a informação passada por vários funcionários de uma empresa terceirizada e que não quiseram se identificar, foi de que há cerca de 15 dias, o segurança foi retirado do posto.
“Uma semana dessa teve um doido aqui fazendo bagunça e tivemos que chamar o segurança. O funcionário de uma empresa terceirizada era quem fazia a segurança daqui, mas tiraram ele e até agora nada. A direção do posto já solicitou a colocação de um outro segurança, mas não teve resposta”, conta.
SMS
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou não ter conhecimento da retirada do segurança do Adel Nunes. A assessoria esclareceu ainda que por não ter como atender a todas as unidades de saúde, as ações adotadas são manter segurança em unidades que mais necessitam, bem como reduzir o horário de atendimento das 17h para as 16h em alguns postos situados em áreas de risco no intuito de proteger os usuários e funcionários.
Guarda
Segundo o representane da Guarda Municipal, Coronel Enilson Aragão, a segurança do posto de saude é feito através de sistema de alarme, sendo utilizado o efetivo da guarda apenas em postos que necessitam.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B