Balde no centro da sala apara as pingueiras causadas pela infiltração (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde, atendidos nos postos mantidos pela prefeitura de Aracaju, estão revoltados com a estrutura das unidades e reclamam da morosidade para marcar consultas.
Os problemas aumentaram com as últimas chuvas. O Posto de Saúde Antonio Alves, na Atalaia, por exemplo apresenta graves infiltrações e os servidores temem desabamento.
Diante dos pontos onde há pingueiras, os servidores colocaram um grande balde no meio da sala onde está instalada a recepção de pacientes para aparar a água da chuva. Os servidores não concedem entrevistas, mas não escondem a preocupação.
“Aqui, o atendimento é muito precário e as condições do posto estão péssimas”, resume a operadora de caixa Maria Carla Araújo Barreto, uma paciente que está no quinto mês de gestação. Ela diz que a maior dificuldade está na marcação de consultas. “Não consigo marcar uma consulta, só consegui o laboratório para fazer os exames”, revela.
Sucata
Teto está comprometido |
A Secretaria Municipal de Saúde admite a deficiência. Segundo informações da assessoria de imprensa, os problemas com infiltrações não estão restritos àquela unidade. A maioria dos postos, segundo a assessoria, ficou inundada com as últimas chuvas e os problemas estão sendo solucionados com reparos. A situação é consequência, segundo a assessoria, do sucateamento provocado pela falta de manutenção.
No Coqueiral, segundo a assessoria, 39 lâmpadas do posto de saúde ficaram queimadas em decorrência das chuvas. A situação é ainda mais preocupante, segundo a assessoria, em 14 postos de saúde que deverão passar por grandes reformas. Apesar da gravidade, a Secretaria Municipal de Saúde descarta a possibilidade de interdição.
Quanto à morosidade na marcação de consultas, a assessoria de comunicação da SMS informa que o problema ficou mais grave em função dos constantes roubos dos fios de rede, o que tem impossibilitado o acesso à internet. A assessoria informa que o sistema também está defasado, sem suportar a demanda, fazendo com que aumentem as filas para marcação de consultas.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B