|
Promotor de justiça Antônio Forte Júnior, explica que o combate tem que ser preventivo e repressivo (Foto: Arquivo Infonet) |
Com 74 casos confirmados de microcefalia em Sergipe, o Governo do Estado tem até a próxima quarta-feira, 30, para decretar estado de emergência por causa da situação. O Ministério da Saúde confirmou, no último sábado, 28, que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo divulgou o MS, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia confirmaram a presença do vírus.
Ações
Na próxima terça-feira, 1º, todos os secretários municipais do estado, junto com secretario estadual da saúde, o governador Jackson Barreto e Ministério Público Estadual se reunirão para discutir estratégias para combater a epidemia em Sergipe.
O promotor de justiça Antônio Forte Júnior, da Promotoria dos Direitos à Saúde, explica que o combate tem que ser preventivo e repressivo. “Infelizmente são 74 casos e isso já é um epidemia. O combate tem que ser preventivo e repressivo contra o mosquito, para se entender como esses pacientes serão tratados e absorvidos no sistema único de saúde”, diz.
Ainda segundo o promotor, com o decreto de emergência será possível realizar ações de combate ao mosquito e evitar que novos casos de microcefalia sujam em Sergipe “A Fio Cruz já confirmou que trata-se de uma epidemia. Então nós esperamos que o estado decrete emergência, para que possamos contratar profissionais e combater também o mosquito da dengue e atender melhor essa população que está doente”, espera.
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B