Prefeito responsabiliza Samu por morte de paciente

Prefeito diz que Samu deixa de prestar assistência em Carira (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O prefeito Arodoaldo Chagas (PSC), de Carira, atribui ao Estado a responsabilidade pela morte de um garoto, em decorrência da falta de assistência médica. De acordo com o prefeito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deixou de fazer a transferência do garoto para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) devido à gravidade do quadro de saúde do paciente, que veio a óbito na madrugada do sábado, 5.

O prefeito explicou que o paciente sentiu fortes dores de cabeça na sexta-feira, 4, e, por volta das 20 horas, deu entrada na unidade básica de saúde do município de Carira. Naquela unidade, mantida pela prefeitura, o garoto teria recebido todo o atendimento, mas a equipe acionou a ambulância do Samu para transferi-lo devido à gravidade do paciente, conforme informações do prefeito.

O prefeito diz que a equipe mobilizou o Samu por volta das 22h da sexta e recebeu a informação de que não haveria condições de prestar o atendimento porque apenas quatro ambulâncias estariam disponíveis para atender às demandas de todo Estado. O prefeito garante que ele próprio fez o contato com a base do Samu na mesma noite. “Eles disseram que não tinham ambulância e às 2h45, o garoto morreu”, disse. “Não tenho dúvida que ele faleceu por falta de assistência”, comentou. “Na base no município, ele teve toda a assistência, mas devia ter sido transferido para o Huse”.

Problemas constantes

Segundo o prefeito, este não é o único caso. Há situações, conforme revelou, muito delicadas. “Teve um atropelamento na cidade e o Samu demorou muito e, no João Alves [Huse], os médicos tiveram que amputar a perna do paciente por causa da demora do atendimento”, disse. Há cerca de 15 dias, as vítimas de um capotamento ocorrido na região de Carira também enfrentaram os mesmos problemas.

Conforme o prefeito, as vítimas com suspeita de fratura na coluna foram encaminhadas para o Hospital de Itabaiana, onde permaneceram toro o dia aguardando a equipe do Samu para fazer a transferência para o Huse. “A saúde é municipalizada, mas nós não temos Samu no município. O Samu é do Estado. Aqui [em Carira] tinha uma base, mas foi retirada há um bom tempo”, comentou o prefeito.

O prefeito está tentando uma audiência com o secretário Almeida Lima, da Saúde. “Quero conversar com o secretário para que outras mortes não venham acontecer”, desabafou. “Quero resolver tudo isso de forma administrativa, mas se nada for resolvido vou tomar providências jurídicas”, garantiu o prefeito.

O Portal Infonet tentou ouvir o secretário Almeida Lima, mas não obteve êxito. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que os dirigentes do Samu estariam reunidos, que o secretário estaria com audiência marcada com o governador e se comprometeu a encaminhar uma resposta ainda nesta terça-feira, 8. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais